Foto: Consamu

Entre os dias 8 a 12 de novembro, uma equipe do Consamu participou de Curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público – ETSP, realizado pela Marinha do Brasil, com apoio do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

A equipe foi formada pelo diretor de Enfermagem, Carlos Pereira; pelos supervisores Regionais, Cícero Denk e Indiara Teixeira e pelo condutor socorrista, Luis Edgar.

Os profissionais foram habilitados a tripular e conduzir embarcações pertencentes ao Poder Público em atividade de socorro e que servirão para complementar o atendimento a urgências e emergências.

Até então, nenhum profissional do Samu Oeste possuía habilitação para operações em água. “Como a área ribeirinha da região de abrangência do consórcio é extensa, composta pelo perímetro que compreende os rios Iguaçu, Piquiri e Paraná e seus afluentes, estamos agora habilitados a trabalhar neste cenário. A importância se dá porque eleva o patamar do atendimento pré-hospitalar do Gaoc (Grupo de Atendimento a Ocorrências Complexas)”, destaca Pereira.

Com mais essa qualificação, fecha-se o ciclo intermodal de operações do consórcio e cumpre-se, na íntegra, a Portaria Ministerial prevista ao Samu.

O consórcio desempenha operações em terra pelas ambulâncias USA (Unidades de Suporte Avançado) e USB (Unidades de Suporte Básico); pelas motolâncias, e pelas operações aéreas, por intermédio do Aeromédico do Consamu/Governo do Estado/Sesa.

Texto e fotos: Comunicação Consamu