Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Curitiba recebe o 41º Encontro Nacional de Juntas Comerciais

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Evento discutiu e planejou melhorias no processo de abertura e legalização de empresas

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), por meio da Diretoria do Departamento Nacional de Registro Empresarial (DREI), participou entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, do 41º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj), que aconteceu em Curitiba. O evento foi uma realização da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju), com colaboração especial da Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar) e teve por objetivo reunir os atores envolvidos no processo de registro de empresas. Em pauta, melhorias no processo de abertura e legalização de empresas.

O evento discutiu temas como continuidade da redução do tempo de abertura e licenciamento de empresas, ampliação do balcão único estadual, operacionalização de retirada e exclusão de sócios, matrícula de tradutores e intérpretes públicos, publicações de demonstrações financeiras e prevenção a fraudes no registro de atos societários. Ao final, foi celebrada a “Carta de Curitiba” com os compromissos assumidos.

O diretor do DREI, Allan Turano, destacou a importância do evento para o aumento da produtividade e competitividade no país. “Foros como este de disseminação de experiência prática, de conhecimento, de proposição de melhorias, são fundamentais para o avanço da melhoria do ambiente de negócios no Brasil,” reforçou.  

Participaram presencialmente comitivas de 26 das 27 juntas comerciais, a exceção de Santa Catarina, impedida em função das catástrofes naturais recentes. Estiveram presentes presidentes, vice-presidentes, secretários-gerais, chefes de gabinete, procuradores, especialistas em Tecnologia de Informação e desenvolvedores de soluções técnicas, além de outros profissionais com atuação nas juntas comerciais.

Fonte: Ministério da Economia

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real