Por Marcos Antonio Santos
Coordenadora do (Procon/Toledo) recomenda que se faça uma pesquisa de preço na hora de se comprar um presente.
A semana que antecede o Dia dos Namorados, 12 de junho, é uma época em que os comerciantes esperam um crescimento na venda de determinados produtos. Itens têxteis, principalmente roupas, são, em geral, a escolha de vários casais na hora de presentear. No entanto, bichos de pelúcia e eletrodomésticos também devem ser alvo de atenção durante a compra.
Junho é considerado o mês mais romântico do ano e, com a chegada do Dia dos Namorados, muita gente já está planejando a melhor forma de surpreender a pessoa amada. Para quem optou por uma compra online, nunca é demais alertar sobre os cuidados essenciais para evitar cair em golpes e garantir que o presente chegue a tempo.
A coordenadora do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo) Janice Finkler de Lima, recomenda que se faça uma pesquisa de preço na hora de se comprar um presente. “Importante acompanhar a variação de preço ao longo do tempo, realizando pesquisas de preços nas lojas físicas e online; reputação do site: para evitar golpes, o consumidor deve averiguar se o site das compras é confiável e se fornece informações essenciais como localidade da loja e CNPJ ativo. Também pode buscar opinião de outros consumidores através do Consumidor.gov.br”.
Ela também orienta o consumidor na troca presente. “Para produtos sem vício de fabricação a troca é uma liberalidade do fornecedor, motivo pelo qual o consumidor deve se informar sobre a existência de eventual política de troca e sobre as regras da loja”.
E para evitar eventuais problemas, Janice disse que o consumidor tem de exigir sempre a nota fiscal. “Independentemente da loja que for comprar; física ou online. Essa é uma garantia que pode te ajudar muito na hora de fazer devoluções e trocas, ou caso o produto apresente um defeito”, orienta a Janice Finkler de Lima.

OAB – Também de olho na data, a Comissão de Direito do Consumidor da OAB Cascavel, liderada pelo doutor Juliano Tolentino, oferece orientações práticas para assegurar uma experiência positiva e evitar decepções.
“Na hora de escolher o presente, planejamento é fundamental para não comprar por impulso”, lembra Tolentino. Isso vale para todo tipo de investimento, mas quando a compra é online o primeiro passo é verificar a confiabilidade do site. “A dica é optar por aplicativos oficiais das lojas, que oferecem maior segurança. Sempre é bom conferir se a página possui selos de segurança e verificar a URL do site”, orienta o advogado, reforçando que, pesquisar a reputação da empresa em sites de reclamação como Reclame Aqui e também no Procon é mais uma maneira de evitar problemas.
OBSERVE OS PRAZOS – Quem escolhe um presente online quer a garantia de que ele chegará a tempo da data e em boas condições. Por isso, o planejamento é fundamental. Além de pensar com maior antecedência, a orientação da OAB é verificar os prazos de entrega, se atendem à necessidade.





