Janeiro Roxo: O dia 26 de janeiro é o Dia Mundial de Enfrentamento da Hanseníase. Por isso, este mês ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à doença. A hanseníase, ainda cercada de preconceitos e estigma, tem a sua transmissão a partir de contato próximo e prolongado, por via respiratória, por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala ou secreções nasais, mas tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O CTA/SAE de Toledo atualmente é referência no atendimento de Hanseníase para avaliação do paciente que precisa de validação e/ou orientações; prorrogação ou substituição de poliquimioterapia; avaliação de reações hansênicas, neurites e incapacidades e ainda para treinamentos e capacitações de profissionais de saúde e população sobre a Hanseníase.
Como forma de enfrentamento deste agravo na Regional de Saúde, o CTA/SAE, promoverá, no dia 29 de janeiro, uma aula sobre a Hanseníase para a comunidade acadêmica, permitindo que os futuros profissionais de saúde possam ter conhecimento para, em seus locais de trabalho, identificar e manejar os casos de Hanseníase, principalmente proporcionando aos pacientes o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno.
O evento acontecerá no auditório do Ciscopar, das 08h às 12h e terá como palestrante a Médica Dermatologista/Hansenologista Dra. Fabíola Welter Ribeiro, que é mestre e doutoranda pelo PPGMICS da UFPR.
Fonte: assessoria Ciscopar