Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Crise no Mapa: centenas de auditores fiscais agropecuários sinalizam que irão entregar os cargos nas próximas semanas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Da Redação

Em nota encaminhada à imprensa, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) divulga uma sinalização preocupante, anunciada agora pela categoria: a disposição de centenas de auditores fiscais em entregar seus cargos, em meio a uma negociação infrutífera junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e ao MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) para a reestruturação de cargos e funções, e melhores condições de trabalho. A contenda, que envolve as reivindicações da categoria, vem se arrastando desde 22 de janeiro, sem solução.

Para piorar a situação, a Anffa Sindical recebe com preocupação a nova diretriz do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que em portaria publicada nesta terça-feira (26) reduz prazos para a emissão de certificados sanitários internacionais de produtos de origem animal e produtos voltados à alimentação animal, além de estabelecer a autorização tácita para exportação dos produtos. Segundo o sindicato, a medida fragiliza o controle sanitário brasileiro das mercadorias para exportação, uma vez que impõe, por meio da autorização tácita, a liberação de certificações internacionais ainda que os produtos não tenham sido auditados dentro dos prazos previstos pela nova portaria.

Veja, na íntegra, a nota divulgada pela Anffa Sindical:

“O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) informa que cerca de 270 auditores fiscais federais agropecuários sinalizaram que irão entregar os cargos e funções aos quais ocupam no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nas próximas semanas em pressão ao governo por melhores condições de trabalho.

A medida foi impulsionada pela decisão do Ministério de reduzir prazos para certificação de produtos destinados à alimentação animal e de produtos de origem animal, publicada em portaria nesta terça-feira (26).

Além do déficit de 1,6 mil servidores da carreira, os auditores sofrem com questões ligadas à ausência de remuneração por insalubridade, ao acúmulo de horas extras de trabalho não remuneradas e afastamentos por razões de saúde.”

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real