Indicadores da construção civil e do mercado imobiliário foram divulgados durante evento realizado pelo Sebrae/PR, na última semana

Depois de passar pela cidade de Cascavel, o encontro da Comunidade Indústria da Construção Civil, organizado pelo Sebrae/PR, foi realizado com empresários, engenheiros e arquitetos de Toledo. O encontro teve como destaque a palestra “perspectivas do mercado imobiliário de Toledo em 2020”, ministrada pelo consultor Marcos Kahtalian, da Brain Inteligência Estratégica, de Curitiba. Segundo ele, um dos indicadores mais importantes é o do crescimento populacional. Na região, em comparação aos municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, Toledo apresentou os maiores índices crescimento populacional.

“Esse é um indicador que determina o crescimento do setor imobiliário na cidade. Em Toledo, percebemos a vinda de novos moradores, o que impulsionou a locação de imóveis na região central, principalmente, a partir do segundo semestre de 2019”, indica Kahtalian.

Outro indicador evidenciado pelo consultor está ligado à expectativa. De acordo com as pesquisas realizadas, pelo menos 45% das famílias que vivem em Toledo com uma renda mensal acima de R$ 2 mil reais pretendem comprar um imóvel nos próximos dois anos.

“São famílias que, de acordo com a análise, estão dispostas a investir em torno de R$ 400 mil em um imóvel. Para suprir esse anseio, percebemos o crescimento horizontal, por meio da oferta de novos loteamentos, e o crescimento vertical, com apartamentos na região central da cidade”, destaca o consultor.

Atento a essa demanda, o corretor André Rodrigues Borges, aproveitou a palestra para atualizar os conhecimentos e, assim, planejar as estratégias de 2020.

“Temos uma expectativa muito boa para os próximos meses. Um dos pontos destaques é o retorno do cliente investidor. Em Toledo, já temos percebido isso: com a redução da taxa Selic, voltou a ser rentável o investimento imobiliário. Estamos recebendo muita procura de imóveis que, quando alugados, chegam a render quase 0,7%. Enquanto imobiliária, precisamos nos preparar para esse público”, pontua Borges.

Para o consultor do Sebrae/PR, Volmir Valentini, o evento proporcionou a oportunidade dos principais atores da construção civil e mercado imobiliário de Toledo analisarem dados locais e, assim, se prepararem para futuras ações.

“É sempre valoroso reunir a Comunidade Indústria da Construção Civil para discutir o mercado com base em dados sólidos, trazidos pelo Sebrae. Distribuímos um conteúdo de alto valor com a expertise de um consultor que pode contextualizar os dados de toda a região e do Brasil”, observa Valentini.

O engenheiro Charles Ferri, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT), também aproveitou o momento para destacar o anseio da Associação possibilitar outros encontros como esse.

“Essa parceria será fortalecida e pretendemos realizar esses encontros da Comunidade pelo menos uma vez por ano para que os engenheiros, arquitetos e empresários do setor possam mapear as oportunidades da cidade e, com base nisso, nortear os investimentos da construção civil”, comenta Charles.

O evento foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com o Núcleo de Imobiliárias, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo e Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil Oeste do Paraná). Ao final da programação, ocorreu, ainda, um momento de networking e conexões entre os participantes. Fonte: Assessoria Sebrae