Ao todo, 13 cães foram resgatados em uma propriedade nesta semana. Foto: Polícia Civil/20ª SDP

Da Redação, com informações da Polícia Civil/20ª SDSP

Se passou quase um ano da promulgação da Lei 14.064/2020, que aumentou as penas para o crime de maus-tratos de animais, elevando o período de reclusão de dois para cinco anos quando se tratar de cão ou gato, e a Polícia Civil de Toledo destaca que cresceram as denúncias formais sobre este crime no município. Graças a essas denúncias, estão sendo alcançados resultados importantes na questão de conscientização da população toledana, principalmente na responsabilização penal dos que infringem a lei ambiental.

Na última terça-feira (10), publicamos uma matéria que mostrava o trabalho das equipes da 20ª SDP, que com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, cumpriram mandado de buscas em uma propriedade rural localizada no distrito de Vila Nova.

Segundo as investigações, no local um cachorro teria sido morto com tiros de espingarda tendo suas patas traseiras amarradas. Na propriedade, segundo a denúncia também haveria outros animais domésticos em situação de maus tratos. Ao todo, 13 cães de caça, da raça Beagle, foram encontrados sem abrigo adequado a intempéries, sem alimentação e água.

Os policiais civis e a equipe do Meio Ambiente constataram durante as buscas que as denúncias eram procedentes e localizaram o animal que aparentemente foi morto com arma de fogo, lançado aos fundos da propriedade.

No mesmo espaço foi localizada uma cadela e pelo menos quatro filhotes mortos, cuja causa dos óbitos não foi identificada. Entre os treze cães de caça, alguns estavam totalmente debilitados.

Diante dos fatos o proprietário, um homem de 67 anos, foi preso e encaminhado para a Subdivisão Policial de Toledo e apresentado a Autoridade Policial para as providencias cabíveis.

A Polícia Civil de Toledo, aproveitando o ensejo desta ocorrência, nos procurou para fazer uma divulgação muito importante. É necessário orientar as pessoas que presenciem maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos, a procurarem os canais de denúncias. Informações sobre abandono, envenenamento, bichos presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, rinhas, etc., devem ser levadas às autoridades através do 197 (Polícia Civil), 181 (Disque Denúncia), 156 (Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Toledo). As pessoas também podem procurar pessoalmente a delegacia de polícia para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO) ou comparecer à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A Polícia Civil destaca que o denunciante devem descrever com exatidão os fatos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) responsável(is). Se possível, seria importante apresentar alguma evidência, como fotos e vídeos. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor para a identificação da autoria.

Leia mais sobre o resgate dos cães em Vila Nova em: Polícia Civil apreende armas de fogo e resgata animais em situação de maus-tratos em Toledo

Veja as imagens registradas pela Polícia Civil de Toledo na ocorrência da última terça-feira: