Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Creas I leva “Falatório da Medida” a estudantes do Colégio Jardim Europa, em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I), localizado na região da Grande Pioneiro, iniciou nesta semana uma série de oficinas no Colégio Estadual Jardim Europa. A iniciativa, batizada de “Falatório da Medida”, tem como foco alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e busca conscientizar adolescentes sobre atos infracionais e as consequências que podem resultar em medidas socioeducativas.

Sete turmas da instituição participam da programação – três no período da manhã e quatro no da tarde. As primeiras atividades ocorreram na tarde desta quarta-feira (3), com duas turmas. Outras três oficinas estão previstas para a manhã desta quinta-feira (4) e mais duas na tarde de sexta-feira (5).

Com duração aproximada de 50 minutos, os encontros apresentam reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), medidas socioeducativas e os impactos dos atos infracionais na vida dos jovens e de suas famílias. Além de alertar para as possíveis punições, o projeto tem também o objetivo de difundir os serviços de acompanhamento oferecidos pelos Creas.

Nesta etapa, a condução do “Falatório da Medida” está a cargo da equipe multidisciplinar do Creas I formada pela assistente em desenvolvimento social Zilda de Souza Lima Almeida, pela assistente social Luciana Gaede, pela pedagoga Clarice Carla Guder e pelo psicólogo Lucas Jagnow Guerra. A diversidade de formações permite que os estudantes recebam diferentes perspectivas sobre responsabilidade, cidadania e convivência em sociedade. Outra etapa também é desenvolvida pela equipe do Creas II.

A diretora do Colégio Estadual Jardim Europa, Shirlei Bracht Pereira, destaca que a presença de profissionais externos enriquece a formação dos estudantes, especialmente em temas sensíveis ligados à legislação. “Toda oportunidade de ter informações que vão além das trazidas pelos nossos professores é de grande valia”, observa. “É muito importante que o aluno tenha condições de avaliar, em situações de risco, qual a melhor atitude e que também compartilhe o conhecimento adquirido com colegas e familiares”, acrescenta.

Creas II – O “Falatório da Medida” não se restringe ao Colégio Jardim Europa. Por intermédio do Creas II, situado no Jardim Porto Alegre, o projeto também está em andamento no Colégio Estadual Novo Horizonte – que contará com cinco turmas atendidas (duas matutinas e três vespertinas) – e no Colégio Estadual Ayrton Senna, onde cinco turmas (uma matutina e quatro vespertinas) participam das oficinas.

Os dois Creas compõem a estrutura do Departamento de Proteção Social Especial/Média Complexidade, da Secretaria Municipal de Assistência Social. “A adolescência representa um período de intensas possibilidades para aprender, conviver e crescer. Quando um adolescente comete um ato infracional, isso deve ser visto como consequência de contextos que podem ser modificados e de dificuldades que podem ser superadas, de modo a permitir uma inclusão social equilibrada e com chances reais de futuro”, comenta a diretora do setor, Tatiana Stahl. “É essencial que os adolescentes recebam proteção, orientação e a chance de reorganizar seu projeto de vida. Por meio do diálogo e da educação, torna-se possível transformar sua forma de pensar e agir, reduzindo a ocorrência de atos infracionais e, por consequência, os problemas que afetam a sociedade”, acrescenta.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real