Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Crea PR constata que 83% de obras e serviços prestados em Foz do Iguaçu apresentam irregularidades

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Exercício ilegal da profissão foi identificado em 40,8% das obras e serviços inspecionados

Entre os dias 5 e 9 de agosto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Regional Cascavel, realizou em Foz do Iguaçu uma operação de intensificação de fiscalização em obras, comércios e grandes empreendimentos na cidade como shoppings e hotéis. A ação contou com a participação dos agentes de fiscalização e inspetores do Crea-PR.

Resultados preocupantes no resultado da fiscalização em obras, comércios, shoppings e hotéis em Foz do Iguaçu . Crédito Crea-PR

Ao todo, foram fiscalizadas 159 obras e serviços. Foram verificadas a manutenção de elevadores; sistema de ar condicionado e refrigeração; instalação de sistemas de geração de energia; manutenção industrial mecânica e elétrica; engenharia de segurança do trabalho e controle de insetos e pragas.

Os fiscais do Crea-PR identificaram 132 obras/serviços com irregularidades (83%). Em 27,7% dos locais fiscalizados os profissionais responsáveis pelas obras e serviços não possuíam a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou projeto.

[bsa_pro_ad_space id=7]

A operação também constatou um dado preocupante: o exercício ilegal da profissão. Em 40,8% das obras e serviços fiscalizados não contavam com um profissional habilitado e 65 empresas fiscalizadas estavam executando obras e serviços de engenharia sem o devido registro do Crea-PR. Apenas seis dessas empresas possuíam registro junto ao Crea-PR, porém, sem o responsável técnico habilitado. Outras três empresas estavam operando com o registro cancelado.

De acordo com o Gerente Regional do Crea PR Cascavel, Geraldo Canci, o levantamento aponta preocupação com o grande número obra e serviços de engenharia sendo executados sem a participação de profissional habilitado. “Isso pode colocar em risco a segurança das pessoas e a vida útil dos empreendimentos”, alerta.

Agora, a partir do resultado desse levantamento, o Crea-PR irá notificar os responsáveis para fim que regularizarem as pendências. “Quem não se regularizar sofrerá as implicações da legislação com multas, se necessário”, afirma Canci. Fonte: Assessoria Crea-PR.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real