Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cras Itinerante inicia atividades pelo interior de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Com o objetivo de ampliar o Serviço de Proteção Social Básica no Município de Toledo, a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) acaba de implantar o Centro de Referência de Assistência Social Itinerante (Cras VI), por meio do qual será ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) de forma descentralizada, nos distritos e comunidades localizadas no interior do município, facilitando, desta forma, o acesso das famílias ao Serviço.

O Cras Itinerante iniciou os atendimentos nesta semana pelos distritos de São Luiz do Oeste (ontem) e Dez de Maio (hoje) e a equipe percorrerá periodicamente todas as comunidades rurais oferecendo ali os mesmos serviços disponibilizados nos demais centros: Paif, Cadastro Único para Programas Sociais, benefícios eventuais, atendimentos técnicos, encaminhamentos e orientações.

Neste momento, em virtude da pandemia de Covid-19, foram realizadas alterações na rotina de trabalho dos Cras e o Itinerante possui um cronograma de trabalho diferenciado (confira o de junho ao fim da matéria), voltado preferencialmente para o benefício eventual de cesta básica. Com o objetivo de evitar aglomerações, os atendimentos são agendados exclusivamente via call center da SMAS: aplicativo de mensagem – (45)99841-7800 e (45) 99152-8010; contato telefônico – (45) 3378-0000.

“A implantação do Cras Itinerante era uma demanda por parte da população, da SMAS e também uma reivindicação por parte do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), considerando a dificuldade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social de se deslocarem até os respectivos centros de referência localizados no perímetro urbano”, observa a coordenadora do Cras Itinerante, Jaqueline Nadir da Silva de Souza.

Programação de junho

As ações do Cras Itinerante no interior acontecerão nas sedes administrativas ou demais equipamentos públicos de que a comunidade disponha, sendo esta uma articulação intersetorial necessária para o efetivo atendimento às demandas da população:

17/6 – Quarta-feira – Manhã – UBS Bom Princípio

18 e 19/6 – Quinta e sexta-feira – 9h às 13h – Associação de Moradores Novo Sarandi

22/6 – Segunda-feira – 9h às 13h – Sede Administrativa Vila Nova

23/6 – Terça-feira – Manhã – UBS Concórdia do Oeste

24/6 – Quarta-feira – Manhã – Escola de Ouro Preto

25/6 – Quinta-feira – Manhã – UBS Boa Vista

29/6 – Segunda-feira – Atendimentos no Florir Toledo

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real