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CRAS de Assis Chateaubriand faz uma retrospectiva dos trabalhos realizados em 2022

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A Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis Chateaubriand, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), faz uma retrospectiva das atividades realizadas ao longo deste ano.

Foram feitas diversas ações envolvendo os usuários acompanhados pela secretaria, que também envolveram as crianças, adolescentes e idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

No mês de março, foi realizada uma ação em alusão ao Dia da Mulher, com a psicóloga e coach Kethin Nayane, tendo como um dos objetivos o empoderamento feminino e o resgate da autoestima. Também nesse mesmo mês foi dado início ao “Programa Reconstruindo Vivência”, tendo como público alvo homens autores de violência doméstica e familiar que buscam apoio espontaneamente ou que sejam encaminhados, como sugestão ou de forma compulsória pelo poder Judiciário.

No mês de abril, teve início o “Programa de Português para Imigrantes”, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o qual foi idealizado pelo município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Assistência Social e do CRAS, juntamente com o IFPR. Esse programa tem como um dos propósitos abrir novas oportunidades de participação no mundo globalizado por meio da aprendizagem de uma nova língua (a portuguesa) e dos aspectos culturais imbuídos no processo de aprendizagem do novo idioma.

Houve no decorrer dos meses, encontros com as famílias, como o “Programa Fortalecendo Vínculos”, sendo uma forma  de intervenção social planejada que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, e a ação Cidadania no Bairro, em conjunto com diversos segmentos, sendo eles: OAB, Cadastro Único, SINE, Secretaria de Saúde e IFPR, tendo por objetivo levar os serviços de forma descentralizada para dentro dos bairros e distritos, para garantir acesso às pessoas da comunidade local.

Houve também as entregas das “Cestas Verdes” que são produtos do Programa Compra Direta, que consiste na aquisição de produtos direto da Agricultura Familiar local e distribuição simultânea às famílias acompanhadas pelo CRAS nos distritos e sede para as famílias. No decorrer desse ano, a entrega às famílias ocorreu quinzenalmente, de forma que todas as famílias acompanhadas pela sede e distritos foram atendidas de acordo com a quantia de produtos recebidos. Esses alimentos contribuem para a garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias usuárias da política de assistência social que estão em acompanhamento.

No mês de setembro, houve um grande avanço com os atendimentos descentralizados da equipe técnica do CRAS, composta por assistentes sociais e psicólogos, e do Cadastro Único, para os moradores do Jardim Progresso e conjuntos adjacentes, sendo que os atendimentos foram realizados no espaço físico da Unidade Descentralizada do CRAS (UDC).

No mês de novembro, deram início as reuniões de “Acolhida”, todas as manhãs nas dependências do CRAS com os usuários que buscam por atendimento, com o objetivo de trazer maiores conhecimentos e esclarecimentos sobre o que são os benefícios eventuais.

Para encerrar o ano, foi planejada uma ação especial para as crianças, adolescentes e idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e da Mulher, como forma de encerramento, gratidão e comemoração ao Natal e fim de ano. Na ocasião, foi oferecido café da manhã e realizada a entrega de mimos aos participantes.

Para conhecimento, segue a planilha com os atendimentos em relação aos Benefícios Eventuais de janeiro a novembro de 2022.

Fonte: Ascom/Pref. de Assis Chateaubriand

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