Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Covid-19: Segundas doses serão antecipadas em Toledo e aplicadas nas UBS’s

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (20), algumas alterações nos locais e prazos para a dispensação de segundas doses de vacina contra o coronavírus. De forma gradativa, a partir da quinta-feira (21), as unidades básicas de saúde (UBS’s) começarão a administrar os imunizantes. As primeiras e terceiras doses já são aplicadas nas UBS’s dos bairros. 

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a intenção é facilitar o acesso da população ao serviço e, a partir do momento em que todas as UBS’s estiverem realizando o procedimento, encerrar o trabalho no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, liberando o espaço novamente para as programações esportivas. Para organizar a nova etapa foi realizada uma reunião com representantes das unidades onde foram apresentados os fluxos.

Até o momento, as segundas doses são realizadas no Hugo Zeni e nas UBS’s do Santa Clara IV e do Jardim Europa. “A partir de quinta também teremos vacinação das três doses no São Francisco e Jardins Panorama, Bressan e Pancera. Estarão disponíveis os imunizantes da Pfizer e Astrazeneca”, disse a responsável pela vacinação Covid, Sonia Pessi.  Sobre a necessidade de realizar a implementação do procedimento de forma gradativa, a informação é de que existe a necessidade dos técnicos do setor de epidemiologia acompanharem os processos. 

Outro fator apontado como determinante para a inserção escalonada da dispensação nas unidades é por conta das demais vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Temos várias vacinas e cada uma tem suas características. Sempre que se insere mais uma é preciso reorganizar fluxos”, explica.

Atencipação – Outra situação destacada pelo Departamento de Vigilância em Saúde é a antecipação das segundas doses da vacina contra a Covid-19. O intervalo entre uma dose e outra era de 12 semanas, mas segundo o último informe do Ministério da Saúde, o tempo caiu para oito semanas (56 dias). “É preciso observar a data da primeira dose. Se já tiver completado 56 dias, a pessoa já pode procurar um dos locais de aplicação da segunda dose para tomar o imunizante”, explicou Sonia Pessi. 

Cronograma de início das segundas doses nas UBS’s

21/10

UBS Jardim Panorama

UBS Jardim Bressan

UBS Jardim Pancera

UBS São Francisco

25/10

UBS Cosmos

UBS Jardim Coopagro

UBS Vila Industrial

28/10

UBS Jardim Porto Alegre

UBS Jardim Concórdia

03/11

UBS Alto Panorama

UBS Centro

UBS Jardim Maracanã

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real