A prefeitura de Toledo está atenta e vem acompanhando toda a movimentação feita pelo Ministério da Saúde para realizar a vacinação contra a Covid-19. Embora não haja previsão para a liberação das vacinas no País e nem para a chegada das doses no Paraná, o prefeito Beto Lunitti mobilizou a Secretaria Municipal de Saúde para a elaboração do Plano de Imunização, a exemplo do que a Secretaria Estadual da Saúde (SESA) vem fazendo.
A SESA dá início neste sábado a distribuição a 2,2 milhões de insumos, como seringas, máscaras e aventais, que chegarão às 22 regionais de Saúde do Paraná para o início da imunização que deverá ocorrer nas 1.850 salas de vacinação do Estado.
No Paraná, três aviões e um helicóptero da Casa Militar serão incorporados à frota de caminhões para agilizar o transporte do imunizante e garantir que as doses da vacina cheguem aos 399 municípios do Estado em no máximo 72 horas.
Toledo também está se preparando e elaborou o Plano Municipal de Imunização. De acordo com a secretária de Saúde do município, Gabriela Kucharski, toda a logística já está pronta e no dia seguinte à chegada das doses em Toledo, a vacinação terá início.
Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Entretanto, é preciso ressaltar que todos, a seu tempo, serão vacinados.
Veja o vídeo com as declarações do prefeito Beto Lunitti e da secretária Gabriela Kucharski.