Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Covid-19: média de exames em Toledo é 2,5 vezes maior que a do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Meio eficaz para conter o novo coronavírus (Sars-Cov-2), a testagem em massa da população foi levada a sério em Toledo. Desde o início da pandemia até a tarde de quinta-feira (26), o município realizou 45.790 exames de detecção da Covid-19, 26.744 rápidos e 19.046 RT-PCR (10.243 pelo Sistema Único de Saúde [SUS] e 8.803 pela rede privada).

Este total representa 32,1% da população (segundo estimativa deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], é de 142.645 habitantes), média 2,5 vezes maior que a estadual – no mesmo período, 1.457.001 procedimentos (1.029.021 RT-PCR e 427.980 testes rápidos) foram realizados no Paraná, o que representa 12,74% da população da unidade federativa. “Estes números são de respeito, significativos. Mas é bom sempre lembrar que a mesma pessoa pode ter passado por dois, até três exames”, explica o médico integrante do Centro de Operações Emergenciais (COE) de Toledo, Fernando Pedrotti.

A secretária de Saúde, Denise Liell, enfatiza que a testagem em massa da população deixa as ações do governo municipal de combate ao Sars-Cov-2 muito mais efetivas e assertivas. “A partir dos resultados destes testes, temos uma retrato muito mais fiel da realidade, sabendo onde os casos de Covid-19 estão crescendo com maior intensidade, monitorando a situação mais de perto e pensando nas intervenções. Se no começo o foco estava na região do Panorama, depois para a do Porto Alegre/Industrial, em seguida para o Centro, após para a Grande Pioneiro e, mais recentemente, para a do Pancera/La Salle”, relata.

A reabertura da fronteira do Brasil com o Paraguai, em 15 de outubro, que voltou a atrair compristas de todo o país para Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu, e para Salto del Guairá, na região de Guaíra, é considerado um entre diversos fatores que causaram o aumento no número de casos de Covid-19 na Macrorregional Oeste, situação que também está sendo acompanhada de perto pelas autoridades municipais. “Neste fim de ano, este fluxo aumenta bastante e a gente para que as pessoas que forem a estes lugares tomem o máximo de cuidado. Entendemos que a retomada destas atividades são importantes do ponto de vista econômico, mas não podemos nos descuidar. Se todo mundo tiver comportamentos sanitários seguros, vamos conseguir segurar e frear a transmissão do vírus”, destaca Denise. “É importante observar que esse crescimento também se deve a outras situações, como aglomerações formadas entre amigos e familiares e do movimento de pessoas que buscam produtos e serviços nos estabelecimentos de nossa cidade. As ações de prevenção precisam permanecer”, acrescenta. 

Quando testar?

Apesar da grande quantidade de testes realizados em Toledo, a secretária pondera que o município segue critérios claros para fazer ou não este procedimento. “Desde o início da pandemia buscamos realizar os exames conforme o aparecimento dos sintomas: se estes começam a aparecer no paciente hoje, a gente marca o exame para dali dois ou três dias, pois só depois deste prazo o teste pode apresentar uma resultado mais próximo do real”, explica. “Muitas vezes as pessoas dizem não estar com os sintomas, mas tiveram contato com quem os tem e perguntam se mesmo assim podem fazer o exame. Respondemos que não e que elas devem ficar atento aos sinais e, caso apareça algum, volte a nos procurar. Afinal, se a pessoa realiza o procedimento antes da hora, podemos dar à pessoa uma falsa sensação de segurança”, observa.

Comparado a outras cidades paranaense de porte semelhante, Toledo tem o maior proporção entre pessoas infectadas pelo Sars-Cov-2 e a população do estado: 4.899,75 para cada 100 mil habitantes. “Este número expressivo de casos positivos é porque também buscamos encontrá-los e, a partir deste monitoramento, estamos seguros de que o protocolo para testagem em massa que adotamos tem impedido subnotificações e uma maior contaminação da população por este patógeno, o que, em última análise, preserva nosso sistema de saúde de um colapso e, principalmente, muitas vidas”, destaca.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real