Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A média de exames diários chega hoje a 450. O suporte do HMCC tem sido fundamental para dar um panorama geral do número de casos registrados da doença no município e em parte do Oeste do Estado


Em sete meses, o laboratório do Centro de Medicina Tropical (CMT) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, fez um total de 30.939 testes para diagnóstico da covid-19, número registrado na quinta-feira (26). A média de exames diários hoje chega a 450.

O CMT tem analisado os testes de RT-PCR aplicados em Foz do Iguaçu e nos municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde desde março, quando foi habilitado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen). O suporte do HMCC tem sido fundamental para dar um panorama geral em relação ao número de casos registrados da doença no município e em parte do Oeste do Estado.

Para o diretor assistencial do HMCC, Sandro Scarpetta, toda essa quantidade de exames realizados (comparativamente à população de Foz de 260 mil, atingiria 12%) representa o compromisso da instituição e da Itaipu com o cuidado de toda a região.

“Somos um centro hospitalar que conta com uma estrutura completa, inclusive alas destinadas ao atendimento de pacientes graves com a covid-19”, disse Scarpetta. “E poder realizar esse trabalho de testagem juntamente com toda a regional, reforça esse atendimento humanizado e de qualidade”, completou o diretor.

Antes do laboratório obter autorização do Lacen, os exames para detecção do novo coronavírus eram enviados para Curitiba. Os resultados demoravam cerca de uma semana para sair, por causa de toda a logística envolvida.

Com o aumento significativo de casos de covid-19 nas últimas semanas, em toda a área de abrangência, o laboratório tem readequado as rondas de exames, para entrega dos resultados em tempo mais curto e também aumentou a equipe de colaboradores para esse trabalho.

“Alguns pacientes precisam ser internados e, para saber o local correto para que ele não infecte outras pessoas ou venha a ser infectado, é preciso agilidade. Isso tem sido prioridade em nosso laboratório”, explicou a gerente de apoio técnico, Carla Basile. Para ela, “esta resposta rápida para os municípios é extremamente relevante para que possam adotar a melhor estratégia de atendimento”.

Para casos urgentes do HMCC, o Centro de Medicina tem conseguido entregar resultados em até três horas. Já para casos ambulatoriais, a média é de quatro horas. “Nossos processos têm melhorado a cada dia. Essa agilidade é fruto da experiência que temos obtido”, observou o gerente do CMT, Robson Delai.

Foz e 9ª regional

Dos mais de 30 mil exames realizados, 54% correspondem a testes coletados em Foz e, os outros 46%, em municípios da 9ª regional, composta por Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis e Foz do Iguaçu.

Reforço na prevenção

Com novos casos sendo confirmados diariamente, o Hospital Costa Cavalcanti e a Itaipu, empresa que montou uma frente para atuar diretamente nos casos da doença, tanto na prevenção quanto no tratamento, com aportes de mais de R$ 30 milhões, reforçam o alerta.

“As pessoas precisam continuar com as medidas de prevenção, como o uso de máscara em ambientes coletivos, e especialmente a higienização das mãos e o distanciamento social”, diz o coordenador do Grupo de Trabalho Covid-19, da margem brasileira da Itaipu, coronel Aureo Ferreira. O investimento na saúde da população de Foz e região atende diretriz do general Joaquim Silva e Luna, direror-geral brasileiro de Itaipu.

O HMCC ainda tem oferecido um serviço de teleorientação aos beneficiários do Plano de Saúde Itamed e colaboradores do centro hospitalar e da Itaipu Binacional. O contato pode ser feito pelo telefone (45) 3576-8300.

Uma equipe liderada por médicos está disponível para tirar dúvidas e orientar pessoas com casos suspeitos. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nos sábados, domingo e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Com informações da Assessorias do HMCC e da Itaipu Binacional