Encontro do Diretório Municipal do PSD, no Clube Mexa-se, realizado no último dia 30. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

A Prefeitura de Toledo já tem uma lista de pretendentes para concorrer as próximas eleições municipais, que serão disputadas em 6 de outubro de 2024. O Diretório Municipal do PSD (Partido Social Democrático) escolheu três nomes que disputam internamente a candidatura ao cargo de prefeito de Toledo: o arquiteto e empresário Mário César Costenaro; o empresário, produtor rural, ex-vereador e ex-vice-prefeito Adelar José Holsbach (Pelanka); e o ex-secretário municipal, economista e professor Neuroci Antônio Frizzo. Eles querem uma Toledo mais inclusiva e a construção de um ambiente mais propício para o desenvolvimento do município.

ADELAR HOLSBACH (PELANKA) – Segundo Pelanka, por alguns problemas particulares teve que se afastar da política por quase sete anos, mas, agora, decidiu aceitar o convite do PSD para ser um dos postulantes a candidatura para prefeito do município de Toledo. “Não adianta eu querer ser o candidato e a população não querer. Somos muito conscientes de que nós três estamos colocando nossos nomes a disposição, e inclusive,  foi um pedido da Executiva de Curitiba, que Toledo tivesse candidato a prefeito. Vamos esperar as pesquisas e conversar com a comunidade para saber quem dos três será o representante. O PSD tem tudo para ter um candidato a prefeito em Toledo”, afirma.

Pelanka foi por duas vezes vereador de Toledo. Foto: Gazeta de Toledo

De acordo com Pelanka, hoje, são cinco partidos de Centro-direita que está em parceria com o PSD. “O PSDB é um dos partidos que está conosco, temos também o PP e o Novo. Com certeza vamos trabalhar para a união. Não queremos ter candidatos únicos, temos que sentar juntamente com outros grupos e analisarmos quem será o melhor nome para prefeito e vice-prefeito”.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Pelanka disse que é necessário trabalhar unidos. Ele confirmou que foi um pedido do governador Ratinho Junior para que o PSD tenha também uma chapa de candidatos a vereador. “Somos três candidatos e coloquei o meu nome a disposição, não sei quem será o escolhido. Vamos decidir lá na frente, mas procuro fazer a política com honra, vontade, carinho e sempre com a certeza de fazer algo certo”, diz.

NEUROCI FRIZZO – Frizzo disse que nunca foi candidato a nada, mas aceitou o convite para disputar internamente a candidatura ao cargo de prefeito em respeito ao PSD e a população. “Eu conheço bastante e tenho muita experiência no serviço e da vida pública, tenho conhecimento acadêmico, então acredito que posso contribuir ainda mais com Toledo, que merece ter bons administradores. O município tem políticos bons, tivemos alguns problemas, mas geralmente a política de Toledo tem oferecido bons gestores”.

Frizzo foi recentemente secretário municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo e ainda de Segurança e Mobilidade Urbana. Foto: arquivo pessoal

“Eu me coloco a disposição, porque acredito que tenho muito a colaborar para que Toledo seja mais inclusiva. Precisamos fazer que essa terra rica seja também de todos, e não de poucos. Não podemos mais ter uma Toledo rica, e termos problemas na educação, saúde, lazer. Acreditamos que podemos fazer mais e melhor”, afirma Frizzo.

Ele disse que ninguém faz gestão sozinho e é preciso ter muito amor para fazer o que a população espera. “Toledo tem um orçamento de R$ 1 bilhão, mas ninguém faz uma gestão sozinho, tem que ter um time de profissionais qualificados. Por isso quero ser prefeito, mas com a união de todos, e a Centro-direita precisa dar a resposta. Vamos abrir os olhos da população de Toledo”, menciona Frizzo.

MÁRIO COSTENARO – Costenaro em seu pronunciamento na última segunda-feira, 30, na reunião do Diretório Municipal do PSD, no Clube Mexa-se, disse que é preciso viver intensamente. “Ao lado do PSD para viver a partir daqui uma história ainda melhor para essa Toledo que pode mais. Estamos na região Oeste do Paraná, somos o celeiro do mundo, e como não buscar mais, por que não buscar mais. Olho para o pessoal do PSD, e vejo o que temos de expertise, inteligência, conhecimento. Quantas pessoas temos aqui nesse encontro com capacidade para agirmos juntos para transformar essa cidade no melhor lugar do mundo e de maneira sustentável. Aqui temos um solo fértil, mas são as pessoas que produzem e que temos que valorizar e respeitar. Podemos construir um ambiente mais propício para o nosso desenvolvimento quer seja no agronegócio, quer seja no ambiente tecnológico, educação, saúde. A gente tem que olhar para frente”.

Costenaro foi presidente da Acit, Caciopar e POD. Foto: Gazeta de Toledo

Para Costenaro, é preciso olhar para o mundo com uma visão ampliada. “E temos que olhar todos juntos, não pode ser sobre a minha posição e o meu modo de viver apenas, tem que ser juntos e o nosso propósito é um só. Dificuldades enfrentamos no dia a dia, e quantas vezes, por isso precisamos oferecer às pessoas dignidade sem assistencialismo. Olho para vocês e enche o meu peito e vontade de ser candidato. Sim, é possível, mas somente se formos juntos e respeitarmos cada um de nós para construir um projeto de desenvolvimento com uma visão ampla e de futuro para que Toledo seja cada vez maior”, enfatiza.