Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Corpo de Bombeiros de Toledo completa 40 anos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Os serviços da Unidade do Corpo de Bombeiros do município de Toledo iniciaram no dia 1º de outubro de 1983, na Rua Ledoino José Biavatti, 1570, Vila Industrial, com apenas 7 bombeiros militares, onde a mesma equipe, que trabalhava 24 horas e descansava 24 horas, prestava atendimentos com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT). Após quatro décadas de serviços, o atual Quartel Central, desde 2001, se localiza na Avenida Parigot de Souza, 3941, Jardim Santa Maria. Nominado como 2º Subgrupamento pelo 4º Grupamento de Bombeiros, de Cascavel.

40 ANOS – E para comemorar os 40 anos do Corpo de Bombeiros de Toledo, será realizada uma solenidade nesta sexta-feira, 20, as 16h, no Quartel do Corpo de Bombeiros. Segundo o Capitão QOBM Guilherme Rodrigues de Lima, o evento que já está todo organizado haverá momentos especiais, agradecimentos e homenagens. “E também alguns anúncios que faremos a sociedade, trazendo sempre a busca da melhoria e avanços do Corpo de Bombeiros”.

O Capitão Rodrigues de Lima, que assumiu o comando do 2º Subgrupamento, em abril deste ano destaca o crescimento da Unidade nestes 40 anos. “Percebemos um crescimento em termos de Estado do Paraná, hoje somos referência na parte de treinamentos e de avanços em tecnologia. A estrutura que temos hoje se destaca em todo o estado. É um trabalho de longo prazo, e cada comandante que passou tivemos a contribuição da equipe de serviço de cada época e a busca incessante para que houvesse essa evolução e esse acúmulo ao longo do tempo tornou a Unidade no porte que é atualmente”.     

COMANDANTES – O Capitão Rodrigues de Lima é o 9º comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo. O primeiro foi o 2º Tenente Bombeiro Militar, Hermes Binder Filho, na sequência; Élcio José Wisnesky, Carlos Alberto Mascarenhas Machado, Aroldo Mateus, Wellington José Vieira Lipka, Haroldo Guedes de Paula, Rogério Lima de Araújo e Luiz Eduardo Zarpellon.

Os três últimos comandantes: Major Zarpellon ficou por oito anos, Tenente-coronel Araújo ficou quase seis anos e o atual Capitão Rodrigues. Foto: Ricardo Morante/arquivo

BATALHÃO – Um dos projetos dos Bombeiros de Toledo, em longo prazo, é a implantação do Batalhão do Corpo de Bombeiros, que poderá viabilizar o atendimento a 22 municípios da região Oeste. “A elevação do Corpo de Bombeiros de Toledo a categoria de Batalhão é algo que a sociedade tem que comemorar, mas é um trabalho de longo prazo, não é algo para ser feito de forma rápida, isso passa por várias instâncias. Temos estudos feitos na região com critérios técnicos que envolvem números de indústrias, comércios, unidades consumidoras de energia, veículos, áreas territorial e populacional. Esses estudos comprovam que Toledo comportaria, sim, um Batalhão. É um trabalho que estamos fazendo e caminhando com o apoio do Estado, do executivo municipal e Câmara de Vereadores. As lideranças estão nos apoiando para que a gente caminhe nesse sentido. Progressos estão sendo feitos”, afirma.

ESTRUTURA – “Hoje, o Corpo de Bombeiros de Toledo atua em 12 municípios e contamos com dois Postos Satélites no município, nosso trabalho é realizado com três caminhões e duas ambulâncias. Fora de Toledo temos ainda a Unidade de Palotina a e a Unidade Civil de Assis Chateaubriand”, relata Capitão Rodrigues de Lima.          

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2785 – 18/06/2025

Cotações em tempo real