Desde segunda-feira (30), o município de Toledo intensificou a higienização dos espaços públicos em uma tentativa de diminuir a circulação do novo coronavírus. Com o apoio da empresa Quimitol e do Corpo de Bombeiros uma força tarefa está sendo feito para desinfecção de locais públicos, utilizando hipoclorito de sódio. Nesta quinta-feira (2), os serviços se estenderam na Praça Willy Barth, a 20ª Regional de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior.

Conforme o prefeito Lucio de Marchi, os locais são áreas de grande fluxo de pessoas todos os dias e a higienização é justamente para evitar a propagação do vírus. “Toledo está tomando todas as medidas de prevenção no objetivo de salvar vidas e minimizar os impactos da Covid-19 e estamos tendo resultado, sem a confirmação de nenhum caso”. Para essa ação de desinfecção é utilizado o hipoclorito de sódio, um composto químico permitido e recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para calcular a mistura necessária é seguido as recomendações de uma portaria da Anvisa.

ORIENTAÇÕES – A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo