Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copel deve ajustar preços cobrados pelo uso de seus postes, determina o TCE-PR

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por meio da emissão de medida cautelar, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que a Copel Distribuição S.A., ao cobrar empresas prestadoras de serviços de telecomunicações pelo uso de seus postes, se abstenha de praticar valores superiores aos determinados pela Resolução Conjunta nº 4/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A decisão acolheu pedido feito em Denúncia formulada por empresa fornecedora de serviços de internet. A peticionária alega estar pagando à estatal, pela utilização dos postes, preços maiores do que aqueles cobrados de suas concorrentes.

Para o relator do processo, conselheiro Durval Amaral, existe verossimilhança na argumentação apresentada pela interessada. Em seu entendimento, “há uma aparente diversidade no tratamento dado à denunciante e a outra empresa prestadora dos mesmos serviços de telecomunicação”, o que afrontaria o disposto na Lei Geral das Telecomunicações (Lei n.º 9.472/1997), na qual está previsto que “prestadores de serviços de telecomunicações teriam direito ao compartilhamento da infraestrutura a preços justos e razoáveis”.

A decisão liminar foi homologada, de forma unânime, pelos membros do órgão colegiado do TCE-PR na sessão ordinária nº 35/2022, realizada em 14 de dezembro. Dois dias depois, a Copel Distribuição S.A. ingressou com pedido de reconsideração da decisão contida no Acórdão nº 3260/22 – Tribunal Pleno, publicado no dia 10 de janeiro, na edição nº 2.897 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TCE-PR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real