Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copacol é Ouro no SomosCoop OCB

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Diretoria comemora premiação e reconhecimento feito pela OCB. Foto: assessoria

A tecnologia inédita desenvolvida para a produção de alevinos sagrou a Copacol como vencedora do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano realizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Com foco em sustentabilidade, a UPA (Unidade de Produção de Alevinos), em Quarto Centenário, foi inscrita na Categoria Inovação, garantindo o Troféu de Ouro do evento realizado a cada dois anos em Brasília. Ao todo, nesta edição, foram 711 cases inscritos de 574 cooperativas de todo o Brasil.

O sistema implantado pela Copacol no Oeste do Paraná possui uma característica exclusiva, unindo baixo consumo de recursos naturais e biossegurança, com um modelo inspirado em Israel. Em todas as atividades, a Cooperativa investe em estratégias de inovação. A tecnologia é uma grande aliada para melhor performance no campo, da ração elaborada, passando pela criação dos peixes, a industrialização, até chegar à mesa do consumidor. A UPA é resultado dessa visão de futuro adotada pela Cooperativa. “São ciclos de crescimento que resultam de estudos sobre ideias inovadoras. A UPA de Quarto Centenário é uma dessas ações desenvolvidas nestas seis décadas de existência da Copacol. Mas nossos projetos inovadores envolvem a produção de grãos em nosso Centro de Pesquisa, toda a avicultura – desde genética, manejo até melhor performance industrial -, além da suinocultura, com projetos que priorizam o bem-estar animal”, afirma Valter Pitol, que comemora a quarta premiação da Copacol no SomosCoop: os dois primeiros troféus vieram em 2016: Ouro na categoria Intercooperação, com a implantação da Unidade Industrial de Aves em Ubiratã, mantida em parceria com a Coagru; e Prata, na categoria Cooperativa Cidadã, graças aos projetos sociais desenvolvidos na comunidade. Em 2020, o troféu de Prata foi alcançado com uma intercooperação com a Coopatos, no compartilhamento do projeto de recria de novilhas. “A OCB reconhece as práticas exemplares desempenhadas pelas cooperativas. É uma honra estar entre as premiadas novamente, compartilhando esse projeto inovador que desenvolvemos e que resulta em avanços na piscicultura no Oeste do Paraná”, afirma Pitol.

O Prêmio SomosCoop destaca as iniciativas que promovem o cooperativismo de forma inovadora, nos âmbitos social e sustentável. A banca é rigorosa na avaliação, com uma apuração detalhada sobre cada projeto inscrito. Na categoria disputada pela Copacol, o Troféu de Prata ficou com o projeto Classificação da Qualidade da Soja por Imagem utilizando Inteligência Artificial, da Cocamar (PR), e o bronze,  com o projeto o Uso de Inteligência Artificial para Estimar a Produtividade do Amendoim, da Coplana (SP).   “Gosto muito do modelo de atuação da Copacol, que ao ser uma das premiadas, nos demonstra um caminho a ser seguido. O cooperativismo precisa ser evidenciado, desde a capacidade transformadora no campo até toda a geração de prosperidade. Parabenizo a Copacol, toda a família Copacol, vocês estão de parabéns”, enaltece o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Autossuficiente em alevinagem

A primeira UPA da Copacol completou uma década de existência e fica em Nova Aurora, com resultados extremamente elevados: a produção supera 50 milhões de alevinos/ano. Além de ampliar as oportunidades a campo, a nova UPA, em Quarto Centenário, implantada há um ano, consolida o pioneirismo da Cooperativa, garantindo a autossuficiência na produção de alevinos, com meta de atingir uma produção anual de 100 milhões de alevinos/ano.

Na estrutura premiada nacionalmente, a água utilizada nos sistemas tem como origem poços artesianos. Além disso, o volume representa apenas 10% do que é utilizado no método convencional. “A sustentabilidade é um princípio essencial para a atividade, por isso, buscamos um modelo inovador, que conservasse nosso bem maior, a água. Tivemos muitos desafios neste primeiro ano, no entanto, cada etapa foi superada proporcionando uma experiência de toda a nossa equipe técnica”, afirma o gerente da Integração Peixes, Nestor Braun.

Fonte: assessoria Copacol

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real