Foto: Assessoria/Copacol

Ter uma semente de qualidade faz toda a diferença no processo produtivo. Por isso, a Copacol se preocupa em realizar pesquisas e tratamentos nas sementes da Cooperativa que são comercializadas, o que garante a qualidade fisiológica de cada uma delas. O cuidado em todo o processo produtivo, desde a escolha dos campos onde são plantadas e colhidas as sementes, até as pesquisas realizadas no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) e a armazenagem correta, é o que faz a diferença.

E o reconhecimento desse cuidado e dedicação vem de produtores e empresas parceiras, como o caso da Syngenta. Pelo segundo ano consecutivo a Copacol conquistou o selo Seedcare de excelência para tratamento de sementes industrial (TSI). Para alcançar a certificação, alguns pontos devem ser seguidos: dosagem ideal de tratamento por semente, alta germinação, manutenção dos maquinários em dia, cuidados com os colaboradores, proteção ao meio ambiente e conformidade com a legislação. Além dos profissionais da Syngenta, auditores externos também realizaram a avaliação das sementes para o fornecimento do selo.

“Para nós, ter o reconhecimento através desse selo, é motivo de orgulho, pois concentramos nossos esforços no trabalho diário para entregar as melhores soluções técnicas e que tragam rentabilidade para os cooperados. Ser reconhecida pela Syngenta como padrão de qualidade só reforça que o trabalho da Copacol está sendo bem feito”, afirma o gerente de Insumos da Cooperativa, Fernando Fávero.

Atualmente, a Copacol conta com duas unidades de TSI, em Cafelândia e Cascavel, que possuem equipamentos modernos, para garantir a adequada aplicação do tratamento as sementes. Além da qualidade do TSI, a Copacol investiu também na armazenagem refrigerada de sementes: a climatização programada em 15ºC e a umidade relativa de 55% garantem a manutenção da qualidade fisiológica das sementes.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copacol