Foto: Assessoria/Copacol

Para atingir a excelência avícola, no decorrer da história, a Copacol aprimorou manejos, investiu em estruturas e buscou tecnologias avançadas para a produção de pintainhos. O Incubatório em Goioerê é considerado uma referência no setor pelo alto desempenho. Com apenas dez anos de existência, a unidade da Cooperativa contou com um dos primeiros equipamentos de vacinação em ovos do mundo totalmente automatizado. “Durante o planejamento da estrutura, a nossa equipe viajou por diversos países em busca das melhores tecnologias existentes do meio avícola. A vacinação em ovos foi um projeto pioneiro e muito inovador. É um orgulho saber que a estrutura é uma referência e, com ela, contribuímos para desenvolvimento da avicultura”, destaca o diretor-vice-presidente, James Fernando Morais.

Em 2014, quando foi inaugurado, foram investidos R$ 50 milhões no Incubatório, produzindo 7,5 milhões de pintainhos por mês. Cinco anos depois o espaço passou por ampliações e passou a produzir 12,2 milhões de pintainhos mensalmente.

Entre as parceiras para a implantação do aparato tecnológico na estrutura está a empresa holandesa Viscon Gruop, especializada no setor agro. “Estamos juntos desde o início das operações deste incubatório, com a implantação da máquina de vacinação em ovos, uma tecnologia que ainda não havia sido utilizada em nenhum local do mundo. Com a execução do equipamento, os resultados almejados pela Cooperativa foram alcançados.”, afirma o gerente geral da Viscon Group Brasil, Marcelo Sperb Marques. A empresa está presente em 20% dos empreendimentos avícolas no Brasil: resultado do sucesso no incubatório da Copacol, que se tornou um case de bom desempenho para o setor.

Além da vacinação, a tecnologia empregada de maneira pioneira realiza a classificação dos ovos por meio de luz e batimentos cardíacos, realizando a seleção precisa dos ovos férteis, inférteis e contaminados, como explica o superintendente de Produção, Irineu Dantas Peron. “Inicialmente era um processo manual que demandava muito tempo. Com auxílio da tecnologia ocorre simultaneamente a seleção, a vacinação, o embandejamento/desembandejamento, a separação e a limpeza dos ovos até o período de nascimento das aves, de forma automatizada. Essa tecnologia é o ‘coração’ do incubatório”.

Foto: Assessoria/Copacol

Avicultura Copacol
A avicultura representa 48,84% do faturamento da Cooperativa. A atividade é mantida por 768 avicultores cooperados, com 1.241 aviários. Entre as cooperativas, a Copacol foi pioneira no modelo integrado na atividade, com a implantação da primeira Unidade Industrial de Aves do Oeste do Paraná, em 1982.

Além do Incubatório em Goioerê, a Copacol conta com outra estrutura em Nova Aurora: juntos eles produzem 262,6 milhões de ovos férteis e 213 milhões de pintainhos por ano. Para atender esta demanda a Cooperativa possui seis granjas de matrizeiros de recria localizados em Cafelândia, Iracema do Oeste, Nova Aurora e Moreira Sales, que fornece animais para 26 produtores cooperados, com um total de 48 núcleos de produção de ovos férteis.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copacol