Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COOVICAPAR: doação de área para a Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos é formalizada, em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta terça-feira (9), o ato de assinatura do contrato de doação de uma área de 36.300 metros quadrados, no distrito de Vila Nova, em favor da Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná (Coovicapar). Em maio, o Executivo sancionou, após autorização da Câmara, a Lei Municipal nº 2.389/2023, que estabelece os termos da desafetação do imóvel, onde já existe uma planta frigorífica.

O ato contou com a presença de integrantes da administração municipal, da Câmara de Vereadores (representada pelo vereador licenciado Leoclides Bisognin) e da cooperativa. Realizada mediante dispensa de licitação, a doação permitirá a ampliação das instalações (abatedouro, abrigo de animais, casa do vigia e escritório), que contam atualmente com 992,46 metros quadrados de área construída.

O documento foi assinado pelo prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt; pelo do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Diego Bonaldo; e pelo presidente da cooperativa, Paulo Bernardi. “Fico feliz em fazer parte deste momento histórico. O Beto [Lunitti, prefeito de Toledo], que retorna quinta-feira e manda abraço a todos, e eu entendemos que o poder público deve interferir o mínimo na iniciativa privada, ainda mais em se tratando da Coovicapar, uma entidade cujo trabalho é reconhecido por sua qualidade”, comenta.

Bonaldo destaca a importância deste ato para o prosseguimento das atividades da cooperativa. “Com este instrumento, a Coovicapar passa a ter mais segurança jurídica para continuar investindo, agora numa área que efetivamente lhe pertence. Dessa maneira, estamos desfazendo mais um nó que poderia, lá na frente, inviabilizar a continuidade das operações do abatedouro”, pontua.

Em suas falas, os titulares da Procuradoria-Geral do Município, Mauri Ricardo Refatti, e  da Secretaria da Administração, Andriws Todeschini Prestes, destacaram que todo o trâmite seguiu o princípio da legalidade da administração pública. “A avaliação do imóvel bem como todo o trâmite para formalizar a doação foram realizados por servidores de carreira, que não sofreram quaisquer tipos de pressão ou influência”, assegura o procurador. “Em cada etapa houve a estrita observação do ordenamento jurídico, mas o que realmente tornou viável este ato foi a vontade política de prefeito, vice e vereadores comprometidos com o desenvolvimento da nossa economia”, destaca.

Acompanhado dos diretores Ilídio Dalbosco e Telvir Antonio Kaefer e do associado Gilmar Ricardo Bender, o presidente da Coovicapar, Paulo Ângelo Bernardi, agradeceu a todos que tornaram possível a doação da área onde a cooperativa atua. “Atualmente contamos com 50 colaboradores diretos e 200 indiretos e agora poderemos aumentar ainda mais esta quantidade. Quando o poder público confia na capacidade da iniciativa privada, os ganhos em eficiência aparecem de muitas maneiras. Só para ficar em um número: de março para cá, já abatemos e 157 bovinos e 90 suínos e os entregamos gratuitamente para a Cozinha Social, algo que também já fizemos para eventos de entidades filantrópicas”, exemplifica.

Foto: Carlos Rodrigues/Decom/Pref. de Toledo

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real