Foto: Divulgação

Um recurso de R$394,3 mil, possibilitou adequações na estrutura da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), para atender às normas sanitárias como o Sistema de Inspeção Federal (SIF) e, desta forma possibilitar o envase do mel, na sede da entidade. A reinauguração da sede da cooperativa ocorreu nesta quinta-feira (18) com a presença de autoridades municipais e regionais. No evento também foi entregue o certificado da Indicação Geográfica aos produtores que estão em conformidades com check lista da IG Mel do Oeste.

Foto: Divulgação

A sede foi ampliada e revitalizada, além de serem feitas adequações, o que possibilitará envase do mel em Santa Helena. Até agora este procedimento ocorria na unidade de Marechal Cândido Rondon.

Conforme o presidente da Coofamel, Antônio Schneider, o recurso foi conseguido a partir de um projeto desenvolvido por intermédio do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná), da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (Seab). “A Coofamel vem se consolidando e a gente gostaria de parabenizar todos os parceiros que auxiliam no desenvolvimento da cooperativa”, destaca o prefeito Evandro Grade (Zado). “Agora podemos vender para todo o Brasil e para o mundo”, ressalta Schneider.

Foto: Divulgação

Parceria

Este projeto foi viabilizado em parceria da Coofamel com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR Paraná), e Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), que juntos apoiaram a escrita e a obtenção do apoio.

Mais recursos ainda são buscados para auxiliar a cooperativa. “A Coofamel está entre as primeiras do Estado para credenciamento ao repasse de mais recursos para a modernização na unidade. O termo de cooperação deve ser assinado em breve”, segundo destaca o chefe da regional da Seab, Paulo Salesse. “Estamos otimista e a conquista do SIF vai permitir que a cooperativa agregue valor aos produtos”, observa o consultor do Sebrae, Emerson Durso.

A Coofamel

Atualmente a Coofamel tem 279 associados na região Oeste do Paraná e também em parte da região Sudoeste, que compreende o município de Capanema e arredores. Os principais meios de relacionamento com os produtores ocorrem por intermédio da assistência técnica, compra do mel e subprodutos e venda de insumos e equipamentos aos apicultores.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coofamel