Foto: Divulgação

A construção de uma cerca em tela no entorno da área de proteção florestal da Itaipu Binacional gera preocupação para alguns setores, dentre eles, de pesca e apicultura. Os apicultores estão apreensivos devido à incerteza gerada quanto à atividade na área de preservação, segundo o presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), Antônio Schneider.

Conforme o presidente, os apicultores não sabem se terão acesso aos apiários. O que mais preocupa é que, em alguns locais já foi instalada a cerca, o que barra a entrada dos produtores na área de cultivo de mel.

Antônio Schneider ressalta que há preocupação, como entidade, e teme pela diminuição na produção de mel na região. “A estimativa é que 90% dos apiários estão na conhecida ‘reserva’ e, caso fechar os acessos, a atividade se inviabiliza”, destaca.

Dentre as alternativas, e tentativa de buscar uma solução para o problema, a Coofamel deve enviar ofício à Itaipu Binacional pedindo informações. O objetivo é entende quais serão os procedimentos que estão sendo adotados.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O presidente ressalta que a Itaipu sempre foi uma das maiores incentivadoras da apicultura, tanto que estimulou os pescadores a investirem na atividade apícola. A própria Coofamel recebeu grandes aportes financeiros, com investimentos de quase R$2 milhões.

Foto: Divulgação

Fonte: Comunicação Coofamel