As convenções partidárias acontecem até o dia 05 de agosto, e os nomes dos concorrentes e das “federações” devem ser registrados até o dia 15 do mesmo mês. PSDB e Cidadania se reuniram no meio da semana passada, e nesse final de semana houve várias convenções.

Convenções desenham novos rumos na política paranaense I

Além de PSDB e CIDADANIA, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Progressistas (PP) se reuniram no sábado, 23, em Curitiba e em Londrina para suas convenções.

Convenções desenham novos rumos na política paranaense II

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania realizaram a convenção partidária na sede do PSDB em Curitiba, a portas fechadas. Nela, para surpresa de todos, ficou definido o ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, como candidato ao Senado. Ele não será mais candidato ao governo do estado, deixando “bandeira branca” aos filiados e pré-candidatos na escolha dos nomes ao Palácio Iguaçu.

Convenções desenham novos rumos na política paranaense III

O partido Cidadania, federado com PSDB, já tinha definido apoio ao governador Ratinho Junior, conforme anunciou aqui na Gazeta Rubens Bueno, deputado federal, presidente estadual e pré-candidato a reeleição. Aliás, os 5 representantes do partido presentes na convenção votaram pelo apoio a reeleição de Ratinho Junior. Já por parte do PSDB, houve problemas.

Convenções desenham novos rumos na política paranaense IV

O PP reuniu seus filiados na cidade de Londrina para oficializar os nomes aos cargos de deputados, senadores, governador e presidente da República. De Toledo estiveram presentes, além do presidente da sigla, Dr. Leandro Nesello, os pré-candidatos Dilceu Sperafico e Lúcio de Marchi, os vereadores Professores Ozeias e Jozimar Polasso.

Convenções desenham novos rumos na política paranaense V

A oficialização dos nomes de Dilceu Sperafico como pré-candidato a deputado federal e de Lucio de Marchi como pré-candidato a deputado estadual deram um novo tempero na disputa local, pois havia várias correntes e apostas de que ambos não seriam candidatos, e até os nomes substitutos eram anunciados.  

Convenções desenham novos rumos na política paranaense VI

Na convenção, o ex-chefe da Casa Civil do Paraná Guto Silva, hoje deputado estadual, foi confirmado como candidato a senador. Mas, sabe-se que ainda precisa da validação de outros partidos, principalmente por parte do presidente Jair Bolsonaro, que como todos sabem, tem outro nome na sua lista ao Senado pelo Paraná. Quem sabe, Guto Silva se torne um bom vice-governador. Vamos aguardar até dia 05 de agosto. Amanhã, trarei as informações das convenções dos demais partidos, incluindo a do MDB, que foi realizada nessa segunda-feira.

Republicanos faz reunião de filiações em Toledo

Um grande encontro denominado “Juntos pelo Paraná”, realizado em Toledo pelo Republicanos, filiou 114 novos eleitores à sigla. O evento foi coordenado pela direção local, a cargo do professor Ricardinho, atual presidente da sigla, e contou com as presenças do deputado estadual Alexandre Amaro e do deputado federal Aroldo Martins.

Republicanos faz reunião de filiações em Toledo I

Destaco aqui a movimentação de todos os membros do Republicanos local, a começar pela presidência, das lideranças formadas pelo vereador Dudu Barbosa e pela Dra.Graziela Gobatto, pelo esforço focado no crescimento do município de Toledo.

Deltan na mesa da diretoria – Mosquito

Depois de conceder entrevista a Gazeta na ultima quinta-feira e participar de várias reuniões no Oeste, ele fez questão de aceitar meu convite em almoçar na mesa cativa da Gazeta, no melhor ambiente do mundo para se falar de política, políticos, futebol, e claro, brindar a vida. Sei que muitos de meus parceiros não compareceram, e aqueles que souberam separar “alhos de bugalhos”, tiveram a oportunidade de conhecer a essência de uma pessoa e tirar suas próprias conclusões se merece aplausos ou repúdios. Eu o aplaudi, mas deixo claro: ele não é de Toledo. Ponto!