Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Controle Interno esclarece dúvidas de interlocutores da Saúde sobre o ProGov

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
default

A tarde desta segunda-feira (3) foi de diálogo e orientação no Auditório Acary Oliveira, onde servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma reunião conduzida pela equipe do Controle Interno. O encontro reuniu gestores, coordenadores e diretores da pasta que atuam como interlocutores do município no Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR) que busca aprimorar a análise das prestações de contas das prefeituras paranaenses.

O objetivo principal foi esclarecer dúvidas e orientar os participantes sobre o correto preenchimento dos questionários da edição 2025 do ProGov, procedimento que deverá ser realizado entre os dias 5 e 27 deste mês. A equipe do Controle Interno apresentou instruções práticas e reforçou a importância da precisão das informações enviadas, já que os dados fornecidos pelos interlocutores servem de base para avaliar o desempenho da administração municipal em diferentes áreas.

Implementado em 2022 pelo TCEPR, o ProGov pretende tornar mais transparente e eficiente a fiscalização das contas públicas, ampliando a confiabilidade das informações repassadas pelos municípios. Para isso, depende diretamente da colaboração de servidores que ocupam cargos estratégicos na gestão pública.

A controladora do Controle Interno, Misa Giane Avanci, explica que os interlocutores municipais foram cadastrados recentemente e receberão o questionário por e-mail. “Este encontro teve como foco garantir a precisão das informações fornecidas, orientando para que todos respondam com responsabilidade e veracidade, pois é com base nessas respostas que o Tribunal de Contas atribuirá uma nota ao município, que serve para avaliar e aprimorar as áreas de governo, visando sempre melhorar o atendimento à população”, explica.

A secretária de Saúde, Adriane Monteiro, marcou presença no encontro e ressaltou que o encontro teve papel fundamental para alinhar o trabalho técnico e garantir respostas precisas ao questionário do ProGov. “Esse momento de orientação é importante para que os profissionais compreendam como interpretar as perguntas e traduzir corretamente, nos formulários, o diagnóstico que realizamos nas unidades. Esses dados impactam diretamente o atendimento à população, pois permitem refletir sobre os serviços oferecidos e identificar onde precisamos promover melhorias”, analisa.

Retrospecto – Além do eixo temático da Saúde, o ProGov contempla outras sete áreas de análise: Educação; Assistência Social; Transparência e Relacionamento com o Cidadão; Administração Financeira; Previdência Social; Meio Ambiente; e Aquisições e Contratações. Cada eixo é avaliado com base em um conjunto de indicadores e respostas fornecidas pelos interlocutores, que representam o elo entre as secretarias e o Tribunal de Contas.

Na edição 2024, Toledo foi destaque no levantamento, alcançando a quarta maior média geral entre os municípios com população entre 100 mil e 200 mil habitantes. Com nota 7,62, ficou atrás apenas de Pinhais (9,19), Campo Mourão (8,51) e Paranaguá (7,94).
Na análise por critérios específicos dentro de sua faixa populacional, Toledo alcançou os seguintes resultados: Educação, 8,39 (6º lugar); Saúde, 7,71 (7º); Assistência Social, 7,69 (6º); Transparência e Relacionamento com o Cidadão, 8,77 (8º); Administração Financeira, 6,01 (8º); e Previdência Social, 7,12 (11º).

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2798 – 14/11/2025

Cotações em tempo real