O Controle Interno da Prefeitura de Toledo ficou em evidência na formatura do MBA em “Licitações e Contratos à Luz da Lei nº 14.133/2021 – Teoria, Controle e Prática”, realizada na última sexta-feira (13) no auditório do Teatro Bom Jesus, em Curitiba. O setor, representado por Daiana Sott Scheuer e Cleusa Elaine Schnee, conquistou as duas láureas acadêmicas designadas para participantes do Oeste do Paraná (Regional Cascavel/Foz do Iguaçu).
Elas se destacaram pelo desempenho na capacitação promovida pela Escola de Gestão Pública (EGP), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em parceria com a Faculdade Pólis Civitas. Cleusa, que é a titular do Controle Interno da Prefeitura de Toledo, também foi escolhida para ser oradora das sete turmas que concluíram o MBA. “A participação neste curso serviu não só para ampliar o conhecimento, mas também para pôr em prática o aprendizado no dia a dia. Foi uma oportunidade para refletirmos sobre nosso papel como servidores públicos e atores da governança pública, bem como sobre de que maneira atuar com ética e responsabilidade”, declara.
Na ocasião, 1.133 servidores públicos efetivos nos âmbitos estadual e municipais – incluindo colaboradores de prefeituras, câmaras de vereadores e consórcios intermunicipais de todo o Paraná – receberam o certificado de conclusão do curso. O MBA, que teve início em 28 de março, foi estruturado em seis módulos, totalizando 420 horas de aulas ministradas em um ambiente virtual de aprendizagem, composto por aulas presenciais conectadas, seminários presenciais e grupos de estudos, promovendo um modelo híbrido e dinâmico de ensino.
O objetivo central foi fortalecer a atuação de servidores efetivos que atuam direta ou indiretamente em contratações e licitações, capacitando-os à luz da Lei nº 14.133/2021, que regula as licitações e contratos administrativos no Brasil. “A Nova Lei de Licitações e Contratos tem ferramentas fantásticas de gestão que não são exploradas. São pequenos detalhes que fazem a diferença. O MBA gerou e compartilhou conhecimento sobre esse e outros aspectos”, observa o presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães.
A capacitação foi viabilizada por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados entre o TCE-PR, a Casa Civil do Governo do Paraná, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap-PR), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar). O reconhecimento recebido por Cleusa e Daiana reflete o compromisso do Município de Toledo com a qualificação de seus servidores, fortalecendo a transparência e a eficiência na gestão pública.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo