Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Col. Ayrton Senna. Foto: arquivo pessoal

Da Redação

Em Toledo dois colégios fazem a consulta: Ayrton Senna e Jardim Europa

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) vai começar nesta sexta-feira, 6, as consultas às comunidades escolares para adesão ao programa Parceiro da Escola. Serão nestes dias 6, 7 e 9. Participam da votação 177 unidades da rede estadual de ensino de 98 cidades, selecionadas após a sanção da lei.

As votações ocorrerão nesta sexta, das 8h às 20h30, neste sábado, das 8h às 17h e nesta segunda-feira, das 8h às 20h30. O horário ampliado visa garantir a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem o futuro da gestão administrativa e educacional nas instituições de ensino elegíveis, garantindo maior transparência, inclusão e corresponsabilidade na definição de estratégias que impactam diretamente a qualidade do ensino e o ambiente escolar.

NRE – No Núcleo Regional da Educação do município de Toledo, 10 colégios participam da consulta:

– Diamante D’Oeste – Col. Diamante D’Oeste

– Guaíra – Col. Mendes Gonçalves;

– Mercedes – Col. Leonilda Papen

– Nova Santa Rosa – Col. Mal.Gaspar Dutra

– Ouro Verde – Col. Ouro Verde

– Pato Bragado – Col. Pato Bragado

– Santa Helena – Col. Humberto de A Castelo Branco

– São Pedro do Iguaçu – Col. São Pedro

– Toledo – Col. Ayrton Senna e Col. Jardim Europa.

“O Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, foi selecionado pela Seed para o programa Parceiro da Escola. Esse programa que foi debatido, que convocou toda a comunidade e foi explicado em assembleia, agora chegou o momento da votação. Você, pai, que decide. Você, professor, que decide. Então, encontre um momento na sua agenda, porque é uma convocação de votação pelo sim! ou pelo não! para o Parceiro da Escola. E o programa pretende ser implantado em 2025. E a votação é agora. A sua votação é que vai definir o futuro do ano letivo do seu filho”, afirma o diretor do colégio, Antônio Machado.  

EMPRESAS – A Seed divulgou nesta quinta-feira, 5, as pontuações preliminares das empresas habilitadas no credenciamento do Programa Parceiro da Escola, por meio do edital de chamamento público Nº 17/2024. Este programa tem como objetivo modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, garantindo que professores e gestores possam focar no ensino.

Entre as empresas participantes, o Grupo Impulso Educação (Salta), responsável pelos colégios Alfa e Elite, liderou em todos os lotes, alcançando notas que variaram de 84 a 95 pontos. A parceria também atraiu grandes nomes da educação nacional, como Positivo + Tom Educação (com pontuações entre 80 e 89), o Consórcio Apogeu (82 a 88) e a Rede Cenecista – CNEC (78 a 85), que também aparecem bem classificadas em diversos lotes. Os 179 colégios do programa foram divididos em 15 lotes, abrangendo diferentes regiões do Estado.

PESQUISA – De acordo com uma sondagem contratada pela Secretaria da Educação junto ao Instituto Paraná Pesquisas, publicada recentemente, três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola. O levantamento foi realizado entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro com pais e responsáveis em municípios de 85 escolas que estão na área de abrangência do programa.

PARCEIRO DA ESCOLA – O programa da Secretaria da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.

O projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos.

Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real