Da Redação
Em Toledo dois colégios fazem a consulta: Ayrton Senna e Jardim Europa
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) vai começar nesta sexta-feira, 6, as consultas às comunidades escolares para adesão ao programa Parceiro da Escola. Serão nestes dias 6, 7 e 9. Participam da votação 177 unidades da rede estadual de ensino de 98 cidades, selecionadas após a sanção da lei.
As votações ocorrerão nesta sexta, das 8h às 20h30, neste sábado, das 8h às 17h e nesta segunda-feira, das 8h às 20h30. O horário ampliado visa garantir a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem o futuro da gestão administrativa e educacional nas instituições de ensino elegíveis, garantindo maior transparência, inclusão e corresponsabilidade na definição de estratégias que impactam diretamente a qualidade do ensino e o ambiente escolar.
NRE – No Núcleo Regional da Educação do município de Toledo, 10 colégios participam da consulta:
– Diamante D’Oeste – Col. Diamante D’Oeste
– Guaíra – Col. Mendes Gonçalves;
– Mercedes – Col. Leonilda Papen
– Nova Santa Rosa – Col. Mal.Gaspar Dutra
– Ouro Verde – Col. Ouro Verde
– Pato Bragado – Col. Pato Bragado
– Santa Helena – Col. Humberto de A Castelo Branco
– São Pedro do Iguaçu – Col. São Pedro
– Toledo – Col. Ayrton Senna e Col. Jardim Europa.
“O Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, foi selecionado pela Seed para o programa Parceiro da Escola. Esse programa que foi debatido, que convocou toda a comunidade e foi explicado em assembleia, agora chegou o momento da votação. Você, pai, que decide. Você, professor, que decide. Então, encontre um momento na sua agenda, porque é uma convocação de votação pelo sim! ou pelo não! para o Parceiro da Escola. E o programa pretende ser implantado em 2025. E a votação é agora. A sua votação é que vai definir o futuro do ano letivo do seu filho”, afirma o diretor do colégio, Antônio Machado.
EMPRESAS – A Seed divulgou nesta quinta-feira, 5, as pontuações preliminares das empresas habilitadas no credenciamento do Programa Parceiro da Escola, por meio do edital de chamamento público Nº 17/2024. Este programa tem como objetivo modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, garantindo que professores e gestores possam focar no ensino.
Entre as empresas participantes, o Grupo Impulso Educação (Salta), responsável pelos colégios Alfa e Elite, liderou em todos os lotes, alcançando notas que variaram de 84 a 95 pontos. A parceria também atraiu grandes nomes da educação nacional, como Positivo + Tom Educação (com pontuações entre 80 e 89), o Consórcio Apogeu (82 a 88) e a Rede Cenecista – CNEC (78 a 85), que também aparecem bem classificadas em diversos lotes. Os 179 colégios do programa foram divididos em 15 lotes, abrangendo diferentes regiões do Estado.
PESQUISA – De acordo com uma sondagem contratada pela Secretaria da Educação junto ao Instituto Paraná Pesquisas, publicada recentemente, três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola. O levantamento foi realizado entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro com pais e responsáveis em municípios de 85 escolas que estão na área de abrangência do programa.
PARCEIRO DA ESCOLA – O programa da Secretaria da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.
O projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos.
Fonte: AEN