Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Construção da PCH Bela Vista avança em várias frentes

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Ultrapassada a marca de 50% dos trabalhos executados, as obras da PCH Bela Vista avançam a passos largos. Recentemente o fluxo do Rio Chopim foi desviado e o trecho do leito que ficou seco está sendo preparado com serviços de escavação e limpeza para receber o vertedouro e o trecho da barragem de concreto que falta ser construído até o fechamento na margem direita.

As estruturas do circuito de geração de energia também já ganham forma – o primeiro estágio de concretagem já ultrapassa 70% do total. Esse circuito nada mais é do que o caminho que a água do reservatório vai percorrer para chegar até as turbinas. Os conjuntos de turbinas e geradores compõem as unidades geradoras de energia que são instaladas dentro da chamada casa de força.

Pensando nesse caminho, o primeiro ponto de passagem é a tomada de água, que ficará na margem esquerda do reservatório e já está com as paredes concretadas. Dali, a água segue para as turbinas passando por condutos forçados – grandes tubulações que estão em fase final de montagem.

CASA DE FORÇA – Segundo a engenheira de obras civis da Copel, Carina Pirolli, que acompanha diariamente os trabalhos no canteiro, o próximo grande desafio é a conclusão dos concretos de primeiro estágio da Casa de Força até o final deste mês para que possa ter início a instalação da ponte rolante – equipamento necessário para a descida do pré-distribuidor da unidade geradora 1. “Temos a nosso favor o fato de que todas as equipes trabalham em diversas frentes, porém de forma integrada para manter o avanço adequado e cumprir os marcos previstos no cronograma do projeto, sem perder de vista a qualidade dos serviços”, afirma.

Além da casa de força principal, que vai abrigar três unidades geradoras – cada uma potência de 9,67 MW – Bela Vista contará com mais uma unidade geradora de 0,48 MW na casa de força complementar que será instalada junto à barragem para gerar energia aproveitando a vazão mínima de água a ser mantida rio abaixo.

Segundo o engenheiro da Copel, Roberto Gorski Filho, responsável pelo projeto e inspeção em fábrica das turbinas e auxiliares, as três turbinas principais são do tipo Kaplan-S jusante, proporcionando um layout simplificado da casa de força, com fácil acesso a todos os componentes no mesmo piso, poucas interfaces com a construção civil são necessárias e na usina complementar há uma unidade compacta turbina-gerador StreamDiver, indicada para aproveitamentos de baixa queda d’água. “A solução oferece um ótimo custo-benefício devido à redução dos custos da construção civil. Ambas são novidades para a Copel”, destaca.

A montagem eletromecânica terá início no próximo mês na PCH. O primeiro equipamento elétrico a chegar no canteiro foi o transformador elevador (35 MVA, 138/13,8kV), fornecido pela WEG. “Por esse transformador passará toda a energia gerada na PCH, incluindo a usina complementar”, diz o engenheiro Luis Guilherme Silva Galvão, que fez o projeto e inspeção desse equipamento.

OUTRAS FRENTES – Outras obras relacionadas à PCH estão em andamento na região. A subestação 138 kV Dois Vizinhos está sendo ampliada para receber a energia de Bela Vista que será conectada a essa instalação através de uma nova linha de distribuição de alta tensão – também já iniciada. Nas margens do Rio Chopim, seguem os trabalhos de construção da ponte que interligará os municípios de Verê e São João e de supressão de vegetação na área do futuro reservatório – que atingiu ao final do mês de junho 68% do total.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real