Imagem do vereador Genivaldo Paes participando da reunião que escolheu os membros da Comissão de Ética que irão julgar os atos por ele cometidos. Foto: Reprodução/Vídeo

Sempre mantenho o devido respeito para com todos os vereadores do Legislativo de Toledo, afinal são mais de 38 anos que acompanho os trabalhos daqueles que corajosamente se dispuseram a ter seus nomes avaliados pelos eleitores. Independente de serem formados ou não, de atuarem pelo partido X ou Y, ou de ideologias políticas, sempre os tratei, e continuo tratando, com o devido respeito.

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Digo isso para que os novos membros recém-eleitos para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sejam “senhores” dos cargos aos quais foram confiados, e não façam o jogo do “compadrio”, pois a partir do momento em que ficar declarada ação ‘viciosa’, como vejo que já existe, tomarei as mesmas medidas que fiz no caso da agressão que sofri por parte do senhor Genivaldo Paes e seu assessor: Irei para as malhas da Lei!

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar I

Vejo que já começaram não cumprindo o Regimento Interno da Câmara, deixando assim duvidas que necessitam ser esclarecidas.

Art. 17 – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, na primeira reunião

após sua designação, reunir-se-á para eleger, dentre seus titulares, o presidente e os dois vice-presidentes.

§ 1° – Decorrido o prazo de 60 (sessenta) dias da posse da Mesa sem a realização de reunião do Conselho, o presidente da Câmara a convocará.

Conselho de Ética e decoro Parlamentar II

E tem mais! Não foi só o prazo para a formação do Conselho que foi descumprido. Entendo também que haja indícios de ‘vício’ na composição deste colegiado, uma vez que aquele que será julgado por ele não pode participar da reunião para a escolha dos membros que o comporão.

Isso está claro no Capitulo VIII do Regimento Interno, que descrimina os processos disciplinares. Na Seção I, o Artigo 26, Inciso III, ‘IMPEDE’ o acusado de participar da reunião para a escolha dos membros do Conselho.

Aliás, seria de bom alvitre, já que a presidência não cumpriu com o Art. 17, que pelo menos tivesse impedido o acusado de participar da reunião que escolheu os membros que irão julgar seus atos.

Conselho de Ética e decoro Parlamentar III

Espero não precisar apelar ao MP ou à Justiça para que as regras regimentais sejam cumpridas.

Enfermeiro Alex assume a associação dos enfermeiros – ASTEN

Marcelo Santana, que estava há 8 anos se dedicando como presidente da ASTEN, passou o bastão ao enfermeiro Alex, que sempre esteve ao seu lado e com quem sempre colaborou.

Marcelo Santana, durante esses anos, alcançou inúmeras conquistas para classe. Seu incansável empenho na promoção dos interesses dos enfermeiros deixou uma marca indelével na categoria e na comunidade como um todo. Seu compromisso com a causa da Enfermagem inspirou muitos e contribuiu para a união dos profissionais.

Enfermeiro Alex assume a associação dos enfermeiros – ASTEN I

Alex Pires, ou simplesmente ‘Enfermeiro Alex’ assume a presidência interinamente, até que seja realizada uma nova eleição. Alex prosseguirá com a tradição de excelência e continuará a impulsionar a associação em direção a um futuro melhor.

Os números da ASTEN

Aproximadamente 220 enfermeiros que atuam em Toledo estão ligados a Associação, que articula e participa de mobilizações, como por exemplo quando da questão sobre a regularização do piso salarial que começa a ser respeitado, entre outros projetos.

Agrotóxico ilegal

Agrotóxico ilegal

“De 110 propriedades rurais fiscalizadas, em sete delas houve problemas com uso de agrotóxicos ilegais. Não é uma quantidade alta, mas sabemos que muitas coisas ficam ocultas e não temos acesso porque está dentro da casa e teria que ter um mandado de segurança [para entrar]. Percebemos ainda que o agricultor capitalizado se envolve menos nessas falcatruas”. É o que diz um dos coordenadores da Operação deflagrada em Toledo e região para combater a introdução no Brasil, a comercialização e o posterior uso de insumos ilegais, como agrotóxicos e sementes piratas.

A operação aconteceu em vários municípios, empresas e propriedades.

As ações foram realizadas entre 25 a 29 de setembro, com o objetivo de fiscalizar propriedades rurais, fabricantes e comerciantes da região Oeste. Autuações: 15, sendo 7 para produtores rurais, por uso, armazenamento e importação de agrotóxico ilegal, e 8 para fabricantes e comerciantes por armazenamento, produção e comércio de agrotóxico ilegal.

Veja matéria completa em Operação Westcida II apreende 45 toneladas de agrotóxicos ilegais na região Oeste e 60 toneladas de sementes piratas.

Entrevistas deste sábado