Foto: Divulgação/Secom

Equipe formada por integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal do Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais (Fapes/Toledoprev) e por servidores públicos municipais dos setores de Contabilidade, Controle Interno e Recursos Humanos está em Palotina participando, entre quarta e sexta-feira (21 a 23), do Curso Preparatório CPA-10. O evento, promovido pela Associação Paranaense de Entidades Previdenciárias (Apeprev), tem como objetivo habilitar os presentes para a realização da prova de certificação CPA-10, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que  é requisito legal para o exercício de cargos e funções nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), bem como de conselheiros e membros de comitês de investimentos.

O curso está sendo ministrado por Elias Pereira da Silva Junior, contador com certificações CPA-10, CPA20, AAI ANCORD, Investidor Profissional e Mentor, além de ser professor do mercado financeiro. Entre os conteúdos abordados estão: Estudos sobre o Sistema Financeiro Nacional; Compliance Legal; Ética e análise do perfil do investidor; Princípios básicos de economia e finanças; Princípios de investimentos e fundos de investimentos; Instrumentos de renda variável e renda fixa; e Previdência Complementar Aberta (PGBL e VGBL).

A diretora-executiva do Fapes/Toledoprev, Roseli Fabris, destaca a importância da certificação para os servidores envolvidos na gestão dos recursos do fundo a fim de que pessoas com a devida qualificação técnica participem do processo de tomada de decisões. “O CPA-10 é um dos requisitos exigidos para a emissão e renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária, muito importante para que os entes federativos consigam receber transferências voluntárias de recursos pela União, bem como para celebrar acordos, contratos, convênios, concessão de empréstimos e financiamentos”, ressalta.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação