Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conquistas e novidades são celebradas em evento do projeto de Queijos Finos do Biopark Educação

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Uma noite deliciosa. Literalmente. É assim que se pode descrever a noite da celebração dos quatro anos do Projeto de Queijos finos do Biopark Educação, que aconteceu nesta quinta-feira (16). Na ocasião, cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e a comunidade em geral, prestigiaram o evento, que aconteceu no auditório do campus local da UFPR. 

O coral do Biopark abriu a noite com chave de ouro, em uma apresentação emocionante. Em seguida, foram ministradas duas palestras. A primeira com o tema “Queijos finos: transformação econômica e cultural na região Oeste do Paraná”, com a Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, Carolina Trombini. Por conseguinte, foi a vez de Alessandro Nogueira, da Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais – UEPG – ministrar a palestra “Um olhar além do Queijo”. 

Finalizando a noite, os convidados puderam degustar uma mesa recheada com receitas à base dos queijos finos, saboreando, inclusive, produtos exclusivos para a cerimônia. Carolina Trombini disse que o momento foi de confraternização entre todos os amantes de queijo. “Foi um sucesso e o número de público demonstra isso, seja de quem produz, aprecia ou simplesmente tem curiosidade sobre queijo”, comenta a gerente de pesquisa, exaltando ainda a importância do projeto. “Estamos cada vez mais agregando valor ao produtor, levando tecnologia e conhecimento a eles”. 

No evento também foi divulgada uma novidade. A partir deste ano, o projeto tem um acordo de colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SNEAR-PR).  A intenção é trabalhar no que tange o manejo da propriedade. “Eles vão colaborar com o manejo do gado, da propriedade, capacitando e treinando os proprietários com as ferramentas e os equipamentos”, explica Carolina.

Já o palestrante e professor Alessandro Nogueira alega que, apesar de recente, o projeto de Queijos Finos do Biopark conta com resultados formidáveis. “Queijo fino é um assunto delicioso, tanto para que escuta, fala ou produz. E na minha concepção, não conheço nenhum projeto com esta envergadura e resultados em um espaço tão curto de tempo. É uma honra poder celebrar este dia especial”, elogia.

Um destes cases de sucesso do projeto é a produtora Gelir Maria Giombelli. Ela faz parte do Queijos Finos há dois anos e meio, mas já produzia queijos coloniais e tradicionais há 30 anos. Emocionada, ela recorda de quando seu queijo – o Tomme Negro d’Oeste – levou a medalha de prata no 2° Mundial de Queijos do Brasil, que aconteceu em São Paulo em setembro do ano passado. 

“Lembro do dia em que a Dona Carmen Donaduzzi me ligou falando sobre esta conquista. É o reconhecimento de anos de trabalho e eu nunca imaginei que teria um queijo fino premiado a nível mundial. É algo que até hoje me emociona quando eu falo. É resultado dos 365 dias de trabalho que temos sem férias, sem fins de semana para descanso. Estou feliz por estar nesse projeto”, destaca Gelir. 

E a intenção do projeto é continuar colecionando vitórias. Além de participarem novamente do campeonato internacional em São Paulo, o projeto vai participar do Prêmio Queijos do Paraná, em junho; e ainda planeja competir na França. “Estamos fazendo a logística para participar de um campeonato lá, pré-selecionando os queijos que têm a possibilidade de fazer o translado. Pretendemos ampliar a nossa participação em concursos para reforçar ainda mais que nossos produtores estão fazendo queijos de excelência com tecnologias únicas”, conclui Carolina Trombini.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Biopark

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real