Foto: Carlos Rodrigues

Com a quantidade de pacientes ativos e de novos testes positivos para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) em queda, Toledo está dando mais um passo no sentido de retomar a normalidade dos serviços de saúde, diretamente afetados pela Covid-19. A partir de segunda-feira (9), cinco unidades básicas de saúde (UBS) voltarão a realizar procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos).

Destas, três (Panorama, Santa Clara e Cosmos) haviam sido designadas para o atendimento exclusivo de pacientes com síndrome gripal (febre, dor de garganta, tosse e/ou falta de ar) ou que apresentam sintomas típicos de Covid-19, como perda de olfato e/ou paladar. Para pacientes com idade superior a 12 anos, este atendimento será concentrado no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, na Grande Pioneiro; crianças com sintomas de síndrome gripal ou característicos da doença causada pelo Sars-Cov-2 devem ser levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker.

Duas UBS (Porto Alegre e Pancera) que estavam fechadas em razão das adequações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o combate ao novo coronavírus também serão reabertas. As unidades do Porto Alegre e do Cosmos ficarão abertas das 7h às 19h; a do Panorama, das 8h às 17h30; e as do Santa Clara e Pancera atenderão das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação