Entender reflexos de programas sociais e de novas medidas governamentais que afetam empresas, estão entre os assuntos que serão debatidos na 2º Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná. Agendado para dia 17 de junho na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, a iniciativa é da Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento, coordenada pelo ex-presidente da Caciopar, Sérgio Marcucci.
Sérgio, acompanhado do presidente do POD Alci Rotta Júnior, apresentou o evento durante recente reunião empresarial da Coordenadoria, em Corbélia.
A Conferência terá a participação de especialistas do GPTW (Great Place to Work), que apresentarão informações cenários e análises atualizadas sobre o cenário do emprego no Brasil. O objetivo, é fornecer subsídios para empresários, líderes e gestores públicos criarem estratégias que possam reduzir o déficit de mão de obra na região, desafio que ameaça o desenvolvimento sustentável de vários setores produtivos, segundo Sérgio Marcucci.
Durante a reunião em Corbélia, que reuniu cerca de cem empresários, o coordenador fez uma apresentação detalhada sobre a situação da empregabilidade na região Oeste e, especialmente, em Marechal Cândido Rondon. Ele compartilhou dados relevantes sobre auxílios como o seguro-desemprego e o Bolsa Família, que, juntos, injetaram aproximadamente R$ 26 milhões na economia do município apenas em 2024 — valor que, conforme estudos, tem um efeito multiplicador, movimentando cerca de R$ 78 milhões em Rondon apenas no ano citado.
Sérgio destacou que, embora esses recursos sejam fundamentais para o sustento de muitas famílias, eles não geram a riqueza necessária para crescimento econômico consistente. “É imprescindível entender a fundo a realidade da empregabilidade para que ações práticas e assertivas possam ser implementadas. Se não enfrentarmos esse problema, a falta de mão de obra poderá comprometer o desenvolvimento de uma das regiões que mais crescem no Brasil”, afirmou.
Soluções
A 2º Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná pretende ser um espaço de reflexão e de construção coletiva de soluções para o desafio da formação e retenção de trabalhadores qualificados e a Caciopar é parceira nessas discussões, comenta o presidente da Coordenadoria, Reni Fernande Felipe. A programação da conferência pode ser conferida no site da CACIOPAR.
Fonte: Assessoria