Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conferência de Empregabilidade tem número recorde de inscritos e vai discutir ambientes de trabalho estratégicos e saudáveis

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná será realizada nesta quinta-feira, 9, em Marechal Cândido Rondon. O evento teve um número recorde de inscritos que preencheram todas as vagas. Realizado pela Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), o evento marca um novo momento no cenário que desafia a indústria.                                

Nos anos anteriores, o tema foi debatido em Fóruns, mas com a criação da Câmara Técnica, os trabalhos de pesquisa avançaram e o evento também ganhou novos contornos, envolvendo um número maior de parceiros e instituições envolvidas. Universidades, doutores de várias academias, bem como profissionais e consultores do Sebrae, Caciopar e RHs participam do processo de formatação e execução do evento e dos trabalhos da CT.

Uma pesquisa ouviu até agora mais de duas mil pessoas. Os números serão conhecidos durante o evento. O coordenador da CT, Sérgio Marcucci, destaca que uma missão da Conferência é oportunizar um ambiente de interação dinâmica com troca de experiências e informações relacionadas com as diferentes abordagens da empregabilidade no Oeste do Estado. “Também será abordada a importância de identificar profissionais que atuam na área de recursos humanos que estejam dispostos a colaborar da rede interativa de trocas de informações e desenvolvimento de gestão estratégica de recursos humanos”, destaca o coordenador. Outro ponto importante, segundo Sérgio Marcucci, é apresentar elementos e subsídios para a gestão estratégica dos recursos humanos a partir do perfil e expectativas dos colaboradores, na configuração do ambiente e das relações de trabalho no sentido de despertar o engajamento e permanência nas empresas.   

A diretora gestão Interna e Coordenadora Técnica dos Temas trabalhados na Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, a psicóloga organizacional Andreia Altran, destaca que discutir a qualidade do ambiente de trabalho é uma necessidade e ao mesmo tempo um avanço. “Em um cenário em que a rotatividade é um desafio para o setor produtivo e que o número de pessoas para a contratação é reduzido, precisamos mais do que nunca pensar no engajamento de todos e a aproximação de propósitos”, destaca Andreia Altran. “Os palestrantes que estarão conosco na conferência estão alinhados com o nosso cenário, pois o evento foi pensado e estruturado de acordo com os desafios que enfrentamos na rotina do setor produtivo.

Os profissionais de Recursos Humanos são fundamentais nesse processo, pois é neste setor em que as demandas das pessoas e empresas são absorvidas. No entanto, precisamos de um envolvimento de todos os atores, sejam eles internos ou externos, pois cada um desenvolve um papel importante e estratégico dentro da Empregabilidade”, afirmou Andreia. Para a psicóloga, o trabalho é de formiguinha, mas precisa ser intenso e constante. “Temos várias ferramentas eficientes para medir a qualidade do ambiente de trabalho e ajustar as estratégias. Isso desde os cargos técnicos, operacionais até a liderança e gestão. Todos são fundamentais no processo e muito além da remuneração, precisam do sentimento de pertencer e sentir que sua contribuição é importante dentro das empresas. É fundamental que cada um saiba e entenda que seu esforço diário é o que produz resultados que ultrapassam os conceitos econômicos e atingem a realização e reafirmam o propósito”, destaca.

REGIÃO DESTAQUE – Uma das Regiões mais produtivas do País, o Oeste do Estado concentra cadeias produtivas de proteína animal, como aves, peixes, suínos e leite, além de outras modalidades de produção. Todo esse desempenho, na transformação da produção resulta na ampla oferta de vagas de trabalho, porém, desta vez o Oeste vai mais longe e discute o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos.

PROGRAMAÇÃO O evento que contará com uma rica apresentação de números resultantes de pesquisas realizadas com mais de 1500 pessoas e está formatado para discutir três principais temas e o participante precisa optar por um deles. No eixo “Papel da Liderança na Segurança Psicológica, com Néia de Bortoli. Outra temática é a “Felicidade no trabalho: Impacto da Relação Líder e Liderado com Laís Raycik e também o tema “O Engajamento com a Cultura da Empresa e o Impacto na Rotatividade e Absenteísmo com Paulo Vitor. Uma mesa redonda e uma palestra final com Daniela Diniz também vão compor o evento.

Fonte: assessoria POD

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real