Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Concurso Regional de Qualidade na Colheita premia vencedores

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Foram divulgados os vencedores do 16º Concurso Regional de Qualidade na Colheita de Soja da Região de Maringá e 24ª edição municipal/safra 2019/2020. O Concurso, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com a Cresol, Sociedade Rural de Maringá e Unicesumar, avalia os produtores que tiveram as menores perdas durante a colheita.

Em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, a premiação foi virtual. Nesta safra, foram avaliadas 200 colheitadeiras, de vinte municípios da região de Maringá, seguindo a metodologia da Embrapa-Soja. A avaliação das máquinas foi feita por equipes compostas por produtores, operadores, estudantes (Unicesumar, Uningá e UEM), técnicos de prefeituras, sindicatos, empresas privadas e do IDR-Paraná. 

O primeiro colocado do concurso foi Delson Cremm, que teve uma perda de 0,13 sacas/ha. A seguir vieram Roberto Ivan Ponzio, Rodrigo Marquez, Pedro Augusto Maurício, Eliez Rodrigues, Junior Cesar Rossi e Maurício Ponzio. Também foram premiados os operadores de máquinas de cada marca que perderam menos soja durante a colheita: Reginaldo Luiz da Silva (New Holland),  Paulo Robson Menezes da Fonseca (John Deere) e Vinícius Aurélio Brandolin (Massey Ferguson). O concurso premiou até o 34º colocado.

A perda média durante a colheita de soja é de duas sacas/ha no Brasil. Esse índice cai para 1,05 sacas/ha no Paraná. Entre os participantes do concurso a perda média ficou em 0,43 saca/ha

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real