Projeto de lei que define concessão de uso dos espaços, a título oneroso, mediante licitação, de áreas em parques, praças e outros logradouros públicos do Município, para a construção e exploração de quiosques comerciais ou o desenvolvimento de atividades de lazer e entretenimento, vai para a segunda votação.

Concessão quiosques em parques públicos

A 41ª Sessão Ordinária será realizada excepcionalmente nessa terça-feira, às 14h, devido ao jogo da Seleção Brasileira. Além do assunto quiosques, também será debatido pauta referente aos espaços destinados a artesãos de Toledo, e espera-se muita gente no plenário.

Seleção e a Copa

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O Brasil parou para assistir a Seleção Brasileira, que fez jogo bem do tipo fraquinho, porém, com mais um golaço que rendeu 3 pontos. O Brasil agora é líder da chave e está classificado paras as oitavas de finais.

Eleição na Câmara

No próximo dia 15 de dezembro acontece a eleição para a escolha do futuro presidente do Legislativo de Toledo para o biênio 2023/24. Hoje, dois nomes concorrem à cadeira ocupada por Leoclides Roso Bisognin: Dudu Barbosa (Republicanos) e Jozimar Polassso (Progressistas).

Presidência da Câmara

No ultimo sábado, entrevistei o Líder do Governo, Dudu Barbosa, que com firmeza afirmou que a Câmara de Toledo está bem, é uma das mais enxutas e organizadas, mas que precisa avançar. Basta que o nobre eleitor faça um comparativo dos trabalhos de informações, transparência e de documentação entre os portais da Câmara de Toledo com a de Corumbá-MS. Indiscutivelmente, Toledo está muito atrasado nesses quesitos.

Aumento do número de assessores e técnicos

O Líder do Governo e candidato à presidência disse se fazer necessário mudar o regimento, para que os vereadores possam ter mais um assessor e para que cada uma das comissões permanentes também tenha um especialista ou jurídico em cada aérea. Ele também cobra que se inverta a condição de escolha dos estagiários da área jurídica que atuam nos gabinetes dos vereadores, para que seja diferente de como se faz hoje.

Melhoria da comunicação da instituição

Além de discorrer sobre seus planos, ele enfatizou que se faz necessário uma urgente mudança no setor de comunicação do Legislativo. “Precisamos melhorar a equipe do Decom [Departamento de Comunicação] para propagar a imagem da instituição Câmara. Caso eu seja eleito, quero transformar aquela instituição em uma mais transparente e funcional”, disse Dudu na entrevista a esse colunista.

Dos leitores: Ninguém é insubstituível?

Por ocasião da entrevista do ex-secretário de Planejamento da prefeitura de Toledo, Neuroci Antônio Frizzo, a esse colunista, ele afirmou que nenhuma pessoa é “insubstituível”. Não concordei, por entender que nós, seres humanos, somos “únicos”, tal qual peças de artesanato, que jamais serão idênticas.

Um dos meus críticos leitores da Gazeta, morador da área central no município, me enviou o seguinte: “Mesmo um pouco atrasado nessa resposta, quero me manifestar sobre a sua não concordância de que “ninguém é insubstituível”. Concordo plenamente, pois, Beethoven, Picasso, Dorival Caimi, Tom Jobim, Ayrton Senna, Santos Dumont, Garrincha, Elvis Presley, Beatles, até hoje, não foram substituídos.

Pix internacional trará possibilidades de transferências para mais de 60 países

O Pix, sistema desenvolvido pelo banco central, trouxe para os brasileiros a facilidade das transferências bancárias instantâneas, permitindo que seja feita a qualquer momento de forma imediata e em tempo real, estando disponível 24 horas por dia. Após dois anos do funcionamento do sistema no Brasil, começa a ser discutida a possibilidade de transferência para outros países.

Institucionalmente, apesar de ser estudado a partir do próximo ano, a execução do Pix internacional deve ocorrer apenas entre 2024 e 2025, levando em consideração que o ritmo de adoção irá variar de cada país. Com sede na Suíça, o banco de compensações internacionais, em inglês BIS, já está realizando os testes, unindo a forma de pagamento em uma plataforma transfronteiriça.

Este tipo de transação trará a possibilidade de transferência para mais de 60 países, permitindo desta forma, gastos no exterior sem o cartão de crédito, pagamentos de hospedagens por meio do Pix, além de permitir as transferências para diversos países, com diversas moedas e em menos de um minuto.