Foto: Getty Images

Em um ano marcado pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19, com o aumento do protagonismo do agro no país e no mundo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aprimorou a geração de informações necessárias à formulação de políticas públicas e ao planejamento do setor agropecuário. Mesmo com uma redução na disponibilidade orçamentária, a estatal manteve sua atuação no levantamento de dados do setor, além de ter aprimorado as ferramentas já existentes. Neste sentido, foram utilizadas soluções de Business Inteligence (BI), que possibilitaram maior visibilidade, acessibilidade, qualidade e transparência das informações para a sociedade. Os dados constam na Revista – Ações da Conab em 2020, que traz o consolidado das ações da empresa em 2020.

No ano passado foram 79 milhões de hectares monitorados por 80 técnicos em campo e remotamente – a partir do uso de imagens de satélites, dentre outras ferramentas – permitindo a intensificação do mapeamento das culturas agrícolas. Os colaboradores também atuaram nas análises de dados e no acompanhamento da evolução das safras dos principais cultivos no país, viabilizando a continuidade ininterrupta da publicação mensal dos Boletins de Acompanhamento de Safra dos principais produtos agrícolas.

A Conab ainda fez oito painéis para atualização dos custos de produção, sendo quatro destes realizados virtualmente, de forma a garantir a segurança sanitária dos envolvidos na ação. O enfrentamento ao coronavírus também não impediu a realização das pesquisas de estoques privados de arroz e café, bem como as demais atividades desenvolvidas.

Clique aqui e confira a íntegra da Revista com as ações realizadas pela Companhia.

Fonte: Conab