Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comunidade de São Luiz do Oeste aprova projeto de urbanização de 13 ruas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A comunidade de São Luiz do Oeste aprovou, por unanimidade, o projeto de urbanização de 13 ruas que ainda não estão asfaltadas. Os detalhes da obra foram apresentados na noite da última quarta-feira (15) em audiência pública promovida pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, nas dependências do clube da associação de moradores do distrito.

A coordenadora de Planejamento e Engenharia da pasta, a engenheira civil Paula Caroline Alves Pudell, detalhou o projeto que contemplará, total ou parcialmente, as ruas Britânia, Cerro Largo, Crissiumal, Lopeí, Ouro Verde, Quatro Pontes, Santo Cristo, São João, São José, São Luiz, São Pedro, Toledo e Willy Barth. Nestas vias haverá intervenções relacionadas a pavimentação/restauração asfáltica e implantação de guias, galerias pluviais e bocas de lobo, intervenções que demandarão investimentos na ordem de R$ 5.907.854,97.

Deste total, R$ 929.296,27 serão destinados à construção de um emissário que levará as águas da chuva até o rio mais próximo. Na sede do distrito há outro em funcionamento, que será remodelado de forma a aumentar sua capacidade de captação. 

Com o objetivo de esclarecer sobre a contribuição de melhoria decorrente da valorização dos imóveis beneficiados com a urbanização, o diretor do Departamento de Receita da Secretaria da Fazenda, Jaldir Anholeto. sanou as dúvidas dos presentes, especialmente sobre o encontro de contas que será feito com os proprietários que já fizeram o caucionamento da contribuição feita em 2016. Em seguida, a palavra foi repassada aos presentes, que puderam esclarecer pontos e fazer sugestões ao projeto. 

Por fim, foi realizada a votação e, com a aprovação da comunidade, o Executivo enviará para a Câmara projeto de lei que institui a contribuição de melhoria. O Legislativo, aliás, foi representado pelos vereadores Chumbinho Silva e Geraldo Weissheimer. 

O prefeito Beto Lunitti compareceu ao ato e destacou a qualidade do projeto que será executado em São Luiz do Oeste. “É uma obra bem dimensionada e este cuidado se vê, por exemplo, nas obras de drenagem e escoamento das águas da chuva. Nesta nova realidade pluvial que estamos vivendo, com 150 milímetros caindo em poucas horas, é preciso prevenir situações de alagamento e erosão. Feita esta obra, o distrito vai ficar totalmente urbanizado, resolvendo de vez vários problemas enfrentados por esta comunidade”, pontua. “Vale destacar que os 929 mil para a construção de um emissário e a ampliação de outro não entrarão para o cálculo da contribuição de melhoria, pois esta questão é de responsabilidade do município”, acrescenta.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real