Reunião do Grupo Temático de Qualificação Profissional para o Mercado de Trabalho de Toledo. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

O Grupo Temático de Qualificação Profissional para o Mercado de Trabalho de Toledo é uma iniciativa estratégica que busca alinhar as necessidades do mercado local com a formação e o aprimoramento profissional da população. Com a participação de empresas, instituições de ensino, órgãos públicos e a sociedade civil, o grupo promove ações voltadas à capacitação, inclusão e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

A atuação do grupo tem como foco o mapeamento de demandas do mercado, identificando setores com maior necessidade de mão de obra qualificada, como agronegócio, tecnologia, comércio e serviços. Além disso, busca estabelecer parcerias estratégicas com empresas para garantir que os cursos e treinamentos oferecidos estejam alinhados às expectativas do setor produtivo.

OPORTUNIDADES – O presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (COMTER), Lieser Augusto Belenzier, menciona que foi formada uma comissão interna porque acredita que o dinheiro da Prefeitura de Toledo deve ser muito bem investido para gerar oportunidades reais de emprego às pessoas. “Se você precisa de dez soldadores, tem que haver no mínimo vinte disponíveis, para que dez sejam formados e saibam realizar a operação. Temos que ter a quantidade certa. Mas, se só temos vagas e recursos para dez, vamos tentar trabalhar com essas dez pessoas da melhor forma possível, acompanhando os cursos e o progresso dos alunos. Muitas vezes, os alunos iniciam e depois abandonam no meio do curso, o que não é justo com outros que, por vezes, não conseguiram a vaga por ficarem em segundo, terceiro ou quarto lugar fora da quantidade prevista”, afirma Belenzier, que está na presidência até o fim de 2024, representando a ACIT. Em 2025, o novo presidente representará o Sindicato da Construção Civil.

Segundo ele, foi por isso que o grupo foi criado. “Temos que melhorar o gasto público, sempre sob a supervisão de um conselho que presta um trabalho gratuito à comunidade e conta com a expertise de negócios, como RHs, sindicatos patronais e laborais, além da associação comercial e da própria municipalidade, que participa com alguns conselheiros. O grupo temático trabalhará com foco na empregabilidade e nos cursos oferecidos”.

VAGAS DE EMPREGO – Belenzier afirma que a Agência do Trabalhador (Sine-Toledo) tem uma média de 1.400 a 1.700 vagas de emprego diárias. “Atingimos o pleno emprego, não pela capacidade total de pessoas empregadas, mas porque muitos deixam de procurar trabalho ao estarem no CadÚnico ou no Bolsa Família. É um momento diferente, e tenho 45 anos de experiência no mercado. Por isso a criação desse conselho, que percebeu a importância de cursos e treinamentos para qualificar e melhorar a renda dos trabalhadores”.

Outro aspecto relevante é o compromisso com a inclusão e a diversidade. O grupo promove programas voltados a jovens, mulheres, pessoas com deficiência e indivíduos em situação de vulnerabilidade, criando oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Há também atenção especial às áreas emergentes, como marketing digital, automação industrial e energias renováveis, além do incentivo ao empreendedorismo, com treinamentos para a criação e gestão de pequenos negócios.

SINE – O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Cristiano José da Silva, explica que o COMTER é composto por representantes do Poder Executivo Municipal, dos trabalhadores e dos empregadores. “As reuniões são realizadas a cada dois meses, onde debatemos, principalmente, os números da Agência do Trabalhador, o panorama do mercado de trabalho do município, questões de qualificação e demais assuntos relacionados ao mercado de trabalho. Na última reunião, em outubro, foi criado um grupo temático para levantar as necessidades de cursos de qualificação das empresas do município. Fizemos uma reunião com o núcleo de DRH da ACIT e apresentamos a eles esse levantamento. Também estamos consultando as empresas que anunciam vagas na Agência, solicitando suas demandas e opiniões”.

De acordo com Cristiano, o levantamento será apresentado ao Conselho Municipal do Trabalho e encaminhado ao Poder Executivo. “Vamos apresentar o documento ao novo secretário do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, bem como ao novo diretor da Agência do Trabalhador que assumirá em 2025. Essas sugestões de cursos de qualificação serão direcionadas para a próxima gestão”.

Ele relata que uma das principais funções do Conselho é apresentar dados e fornecer informações ao Poder Executivo. “Nessas reuniões, também realizamos análises e prestamos contas ao Conselho sobre tudo que foi feito durante o período. Os cursos sugeridos serão compilados em um documento que será entregue ao novo secretário e ao diretor da Agência, cabendo a eles acatar ou não essas sugestões”, enfatiza Cristiano.

O impacto esperado dessas ações inclui a redução do desemprego, o aumento da produtividade e o fortalecimento da competitividade econômica de Toledo. Com trabalhadores mais capacitados, a cidade se posiciona como um polo atrativo para novos investimentos e um exemplo de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Foto: arquivo pessoal

Resolução do Grupo

A Resolução 02/2024, de 4 de novembro de 2024, institui o Grupo Temático de Qualificação Profissional para o Mercado de Trabalho de Toledo e outras providências.

O Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (COMTER), instituído pela Lei nº 2.330/2020, por meio de seu presidente, com base nas atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº 104/2021, define que o principal objetivo do Grupo Temático de Qualificação Profissional é identificar as principais necessidades de mão de obra qualificada e especializada no município, por meio de um levantamento junto aos departamentos de Recursos Humanos de empresas locais e ao núcleo de RH da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

O Grupo Temático, a partir das informações coletadas, identificará quais cursos de qualificação profissional, se contratados pelo município, podem reduzir a falta de mão de obra qualificada e especializada em Toledo e região.

O Grupo compõe-se de forma tripartite, com os seguintes membros:

I – Coordenador: Cristiano José da Silva, representante do Executivo Municipal;

II – Secretário: Friedrich Wolfram Schiller, representante dos Empregadores;

III – Relatora: Rosely Aparecida de Faria, representante dos Trabalhadores.

O Grupo deverá registrar em ata as reuniões e deliberações internas, bem como encontros externos realizados junto aos departamentos de Recursos Humanos das empresas visitadas, incluindo reuniões com o núcleo de RH da ACIT. O prazo limite para finalizar o estudo e apresentar um relatório escrito à Secretaria Executiva do COMTER é 11 de dezembro de 2024. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.