Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a transformação digital está impactando a gestão do agronegócio

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Painel online sobre o tema ocorre no dia 14 de outubro, às 17 horas, ao vivo no YouTube e LinkedIn da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII); série de eventos é voltada aos profissionais e empresas que estão implementando a indústria 4.0 no Brasil

Entre todas as ações de transformação digital ligadas ao agronegócio, a agricultura 4.0 é uma das que mais ganha espaço. Também conhecida como agricultura digital, baseia-se na adoção de tecnologia de ponta, de sistemas integrados focados em gestão, na automatização de processos e na análise de dados em larga escala na produção agrícola e em toda a cadeia do agronegócio. Mas como os serviços e soluções digitais promovem geração de valor para a cadeia do agronegócio? Esta é a pergunta-chave que este painel online pretende responder. O evento ocorre no dia 14 de outubro (quarta-feira), às 17 horas.

O painel “Influência da transformação digital na gestão do agronegócio” é promovido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e vai reunir os seguintes convidados: Renato Caetano, Product Manager TOTVS; Tiago Fontes, Diretor de Marketing Estratégico Huawei Brasil; e Thais Albuquerque, CEO da eBarn. A mediação será de Luiz Eduardo Bueno, CEO da Simple Agro, empresa associada a ABII.

A transmissão será ao vivo nos canais do Youtube e Linkedin da ABII e a participação é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse. “A gestão e a transformação digital são elementos importantes no segmento do agronegócio pois permitem melhorar, de maneira sustentável, a eficiência das operações e, ao mesmo tempo, auxiliar a tomada de decisões. No entanto ainda existe uma grande barreira cultural nesse setor”, ressalta o mediador do painel, Luiz Eduardo Bueno.

“A transformação digital no agronegócio com gestão integrada é a forma natural para se obter resultados exponenciais no presente e no futuro”, acredita o convidado  Renato Caetano. “O uso de tecnologias no agronegócio, quando bem utilizadas, melhoram a produtividade e eficiência na utilização de insumos, reduzem custos, aumentam a segurança dos trabalhadores e diminuem os impactos ambientais causados pela atividade agrícola”, aponta o convidado Tiago Fontes.

A convidada Thais Albuquerque complementa: “Conectando o agronegócio com aplicativos e plataformas é possível que o produtor rural tenha mais lucratividade. Ele poderá, por exemplo, ter mais acesso a preços e ofertas de mercado, rastreabilidade das operações, e até ter sua própria loja online para expor produtos.”

Serviço
 O quê: painel “Influência da transformação digital na gestão do agronegócio”.
Quando: 14 de outubro, às 17 horas.
Onde: ao vivo nos canais da ABII no YouTube e LinkedIn.https://www.youtube.com/channel/UCp2RzPRZmq605phMm4BFhUQhttps://www.linkedin.com/company/abii—associação-brasileira-de-internet-industrial
Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição para receber o link de transmissão no seu e-mail no dia do evento, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6g-4j8APg7JQmD-haCYgZ9QnXHlEFSxYDc6htt2tUJNNGVA/viewform  

Conheça os painelistas 

Renato Caetano, Product Manager TOTVSGraduado em Ciência da Computação com ênfase em Análise de Sistemas, Pós-graduação em Análise de Sistemas com especialização em Banco de Dados e MBA em Agronegócio. Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluçõespara o Agronegócio no Brasil e América Latina. Atua como Gerente de Produto no segmento de Agronegócio da TOTVS. 

Tiago Fontes, Diretor de Marketing Estratégico Huawei BrasilExecutivo de tecnologia e de marketing, reconhecido por criar e conduzir a equipe de produtos e estratégias de marketing. 23 anos de experiência na indústria de telco. Formado pela UNISAL (Campinas), com pós graduação, MBA em Gerenciamento Estratégico de Negócios pela FAC e MBA Executivo em Economia e Gerenciamento Estratégico de Negócios pela FGV. 

Thais Albuquerque, CEO da EBARNTécnica em Meio Ambiente pela ETESP, Engenheira Agrônoma pela ESALQ-USP, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Graduação desenvolvida com práticas de campo, no Grupo de Experimentação Agrícola (GEAESALQ-USP) com grandes culturas e estágio profissionalizante na Kansas State University com ensaios de soja e milho. Engenheira Agrônoma pela ESALQ-USP. Carreira desenvolvida na área de administração agropecuária, envolvendo estratégia, custos, implantação de projetos e acompanhamento de tecnologias para agricultura digital. Co-fundadora e CEO da startup eBarn, plataforma de Agronegociação que conecta produtores rurais aos demais players da cadeia, para comprar insumos e vender grãos online, com o objetivo de ressignificar o melhor negócio gerando mais lucratividade aos envolvidos. 

Luiz Eduardo Bueno, CEO da Simple AgroMestre em Administração pela UNIALFA, pós-graduado em Governança de TI pelo SENAC e graduado em Sistemas de Informação pela UEG, com ampla experiência na área de Tecnologia da Informação com foco no agronegócio; Automação Industrial; Desenvolvimento e gestão de novos modelos de negócio e Gerenciamento de Projetos e Processos. CEO da Simple Agro, gestor de Tecnologia e Inovação, Diretor de Produto da Agência de Inovação do IF Goiano. Entusiasta Gamer, Geek e apaixonado por carros.  

Vencendo os desafios da indústria 4.0 

A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada “Vencendo os desafios da indústria 4.0”, destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas. As temáticas dos painéis são ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil. 

Nos painéis, o público pode conferir especialistas, usuários e provedores do setor dando dicas preciosas. Serão apresentadas as melhores práticas da indústria nacional, cases de sucesso e ferramentas de gestão e tecnológicas. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para quem quiser consultar e pesquisar o conteúdo após a realização ao vivo do painel.  

“Se você faz parte de uma equipe que tem o desafio implementar a indústria 4.0, venha participar desta série de eventos e ver como outras empresas e outros profissionais estão conseguindo superar e vencer os desafios”, convida o presidente ABII, José Rizzo Hahn Filho. “Na pós-pandemia, mais do que nunca, a indústria 4.0 será um fator de sobrevivência e competitividade para qualquer empresa”, ressalta. 

ABII Live Talks 

A primeira série de eventos do ABII Live Talks, realizada entre 10 de junho e 15 de julho, teve cinco painéis, que apresentaram os seguintes debates: como diferentes setores da economia reagiram e estavam atuando durante a pandemia com suporte da tecnologia; que novos modelos de negócio começaram a surgir; como as tecnologias vão ajudar na geração de valor pós-pandemia; e sobre como as pessoas estão lidando com o mundo VUCA que estamos vivenciado, em um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Tivemos ainda um painel que discutiu a liderança feminina em empresas de tecnologia.  Se naquela série de eventos o objetivo era discutir o papel da transformação digital na retomada econômica, agora, a ideia é conversar diretamente com os profissionais env olvidos no processo de adoção e implementação da indústria 4.0 para fomentar este avanço. 

Sobre a ABIIA 

Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (antiga Embraco) uniram-se para fundar a ABII.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real