Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comitiva portuguesa visita a usina hidrelétrica de Itaipu

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Missão técnica coordenada pelo GESEL/UFRJ é composta por profissionais da Entidade Reguladora do Setor de Energia de Portugal

Uma comitiva de profissionais portugueses visitou a Usina Hidrelétrica de Itaipu nesta segunda-feira (15), a pedido do Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL/UFRJ). O grupo foi recebido na usina pelo diretor técnico executivo, Renato Sacramento; pelo diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; pelo diretor jurídico, Luiz Fernando Ferreira Delazari; e pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

Após uma apresentação sobre a Itaipu Binacional realizada por Sacramento, a comitiva participou de uma visita técnica, acompanhada pelos superintendentes de Operação, Rodrigo Pimenta, e de Manutenção, Marco Aurélio Siqueira Mauro. Antes da usina, o grupo também visitou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

Foto: Kiko Sierich/PTI

A missão técnica está sendo realizada no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica entre a Entidade Reguladora do Setor de Energia de Portugal (ERSE) e o GESEL/UFRJ, e tem por objetivo realizar visitas e reuniões técnicas com as principais instituições do setor elétrico brasileiro. A Itaipu Binacional foi incluída no início do roteiro pelo simbolismo de ser uma empresa binacional e pela própria grandeza do empreendimento.

A missão foi integrada por Ricardo Jorge Sobral Marques Loureiro, membro do Conselho de Administração da ERSE; Daniel Marques Horta, assessor na Direção de Tarifas, Preços e Eficiência Energética da ERSE, e André Eusébio Martins Pereira da Rocha, coordenador da Unidade de Estudos da Direção Financeira e Econômica da ERSE. O grupo foi acompanhado ainda por Luiz Felipe Falcone de Souza, diretor de Regulação da EDP Brasil, e Roberto de Carvalho Brandão, coordenador da área de Geração e Mercados do GESEL.

“A Itaipu é a imagem do setor elétrico no exterior, então não podíamos deixar de fazer essa parada durante a visita da missão”, explicou Brandão. O roteiro do grupo ainda prevê reuniões, durante a semana, com representantes de diversas instituições do setor elétrico brasileiro.

Foto: Kiko Sierich/PTI

Sobre a Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real