Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comitê da Petrobras conclui que dois candidatos ao conselho são inelegíveis

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O comitê de elegibilidade (Celeg) da Petrobras concluiu, por unanimidade, que dois indicados pela União para compor o conselho de administração da Petrobras são inelegíveis: o secretário executivo da Casa Civil, Jônathas de Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Alencar. Com isso, o Celeg não recomenda que eles concorram aos cargos no colegiado.

Os indicados não preenchem os requisitos necessários previstos na Lei 13.303/2016, no Decreto 8.945/2016 e na Política de Indicação da Petrobras, informou o Celeg, em ata da reunião realizada na quarta-feira e enviada ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O comitê ressaltou que “compete aos acionistas da companhia, reunidos em assembleia, o juízo de conveniência e oportunidade de eleger ou não cada um dos indicados, bem como avaliar todas as habilidades necessárias ao exercício do cargo.”

O Celeg retomou a reunião na quarta-feira (13/7), iniciada em 7 de julho, para finalizar as análises dos candidatos para o conselho de administração da Petrobras indicados pelo acionista controlador e aprovou as indicações de Gileno Gurjão Barreto (também indicado como Presidente do Conselho de Administração); Edison Antônio Costa Britto Garcia; Iêda Aparecida de Moura Cagni Márcio Andrade Weber; e Ruy Flaks Schneider.

Também foram aprovadas as indicações dos candidatos dos acionistas minoritários, José João Abdalla Filho e Marcelo Gasparino da Silva.

A partir da manifestação do Celeg, as indicações serão apreciadas em reunião extraordinária do conselho de administração a ser convocada, que também irá deliberar sobre a convocação da assembleia extraordinária que irá deliberar as indicações.

Fonte: Agência CMA

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real