Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissões Permanentes da Câmara de Toledo: entenda como serão formadas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Anderson Brito Fernandes

A pedido da Presidência, os vereadores da Câmara de Toledo foram convocados para uma reunião que apresentará informações sobre a composição das comissões permanentes. O encontro está marcado para esta segunda-feira (27), às 9h, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira.

O momento será reservado para explicações a respeito do funcionamento e da representação proporcional das comissões e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, de acordo com bancadas ou blocos parlamentares. A equipe técnica da Câmara auxiliará os vereadores com a elaboração dos ofícios das respectivas indicações dos líderes dos blocos. Na Sessão Preparatória da 18ª Legislatura, os parlamentares dividiram-se em três blocos:

Bloco “Pra Frente Toledo”: 10 membros (52,63%)

Gabriel Baierle (UNIÃO), Valdir Gomes (UNIÃO), Sérgio Japonês (PL), Valdomiro Bozó (PL), Olinda Fiorentin (PSD), Genivaldo Jesus (PSD), Professora Marli (MDB), Dudu Barbosa (MDB), Katchi Nascimento (MDB) e Roberto de Souza (PT)

Bloco “Toledo, Democracia e Progresso”: 6 membros (31,75%)

Chumbinho Silva (PP), Professor Oseias (PP), Jozimar Polasso (PP), Odir Zoia (PP), Valtencir Careca (PP) e Jairo Cerbarro (DC)

Bloco “Renovação e Trabalho”: 3 membros (15,78%)

Marcos Zanetti (CIDADANIA), Ricardo Santos (Republicanos) e Bruno Radunz (Republicanos)

O Regimento Interno da Câmara determina que o número de vagas destinado aos blocos será natural, proporcional à representatividade, e, quando necessário, calculado por arredondamento, conforme regra da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, de acordo com a divisão dos blocos, a proporção por comissão ficaria estabelecida da seguinte forma:

Bloco “Pra Frente Toledo”: 3 vagas

Bloco “Toledo, Democracia e Progresso”: 2 vagas

Bloco “Renovação e Trabalho”: 1 vaga*

Cada comissão possui cinco membros. Como o cálculo extrapola o número de vagas por comissão, o RI impõe que “a bancada ou bloco parlamentar com menor representatividade perderá a vaga excedente” (Art. 41, § 2°). Ou seja, o Bloco “Renovação e Trabalho” não terá direito a uma vaga por comissão.

Porém, é assegurado a cada vereador o direito de integrar ao menos uma comissão – exceto se ocupar a presidência do Legislativo. Para que o direito seja garantido, o Bloco “Pra Frente Toledo” cederá duas de suas vagas e o Bloco “Toledo, Democracia e Progresso” cederá uma.  

No total, o Bloco “Pra Frente Toledo” terá 16 vagas, o Bloco “Toledo, Democracia e Progresso” indicará 11 membros e os três parlamentares do Bloco “Renovação e Trabalho” ocuparão uma vaga cada.

A ordem de escolha da composição das comissões será

1°- Constituição e Justiça (CCJ);

2° – Finanças e Orçamento (CFO);

3° – Desenvolvimento Sustentável (CDS);

4° – Seguridade Social e Cidadania (CSS);

5° – Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTA);

6° – Educação, Cultura e Desporto (CEC).

Se os dois maiores blocos não cederem as vagas determinadas para os parlamentares do Bloco “Renovação e Trabalho” até o término da formação da CTA, essas vagas serão obrigatoriamente ocupadas na CEC.

Importância das comissões

No Legislativo, as proposições percorrem todo um trâmite de estudos e adequações – quando necessárias. Após protocolado, o projeto é apresentado em plenário e despachado para as comissões.

As seis Comissões Permanentes são órgãos de deliberação da Câmara de Toledo. Compostas cada uma por cinco membros, elas discutem e elaboram pareceres para as proposições recebidas. As matérias vão para as comissões de acordo com a área temática de cada proposta. Os projetos – tanto do Legislativo, quanto do Executivo – necessitam do parecer favorável das comissões para seguirem até a votação em plenário.

Além da análise de projetos, cabe às comissões a fiscalização e o controle dos atos da administração direta e indireta do Poder Executivo; a realização de audiências públicas com entidades da sociedade civil e de prestação de contas do Município; o recebimento de petições, reclamações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões de autoridades ou entidades públicas; entre outras competências.

Retorno da sessões

A 1ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura está marcada para o dia 3 de fevereiro, segunda-feira, às 14h. O prefeito Mario Costenaro e sua equipe estarão presentes e farão a apresentação do plano de governo da administração pública municipal para o exercício de 2025, conforme determina a Lei Orgânica (Art. 55, inciso X). A transmissão ao vivo será realizada pelo canal da Câmara no Youtube: https://www.youtube.com/@camaratoo

Acompanhe a tramitação de projetos e o trabalho dos vereadores pelo link https://toledo.votacaoeletronica.inf.br/ ou pelo aplicativo da Câmara, disponível para download, de forma gratuita, para Android e IOS.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real