Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão de Desenvolvimento Sustentável reforça canal de diálogo com a Sanepar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Visita técnica detalhou funcionamento, índices e serviços em Toledo. Foto: Hiury Pereira

Em continuidade às visitas técnicas realizadas pela cidade, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) foi a campo, na tarde de quarta-feira (24), para compreender o funcionamento da Sanepar em Toledo.

A comitiva da CDS foi composta pelo presidente Bruno Radunz (Republicanos), pelo secretário Jairo Cerbarro (DC) e pelo membro Ricardo Santos (Republicanos). Os parlamentares e seus assessores foram recebidos por Donizete Obara, gerente regional da Sanepar em Toledo, e por Márcio Luís de Souza, gerente geral da Região Sudoeste. A Gerência Regional de Toledo atua em 17 municípios, enquanto a Gerência Geral da Região Sudoeste contempla 85 cidades paranaenses. 

Os parlamentares entenderam a abrangência dos serviços da Sanepar. Autossuficiente, a Companhia de Saneamento do Paraná é uma empresa de economia mista com capital aberto, controlada pelo Governo do Estado. 344 municípios paranaenses são atendidos pelo serviço. Em Toledo, a Sede Municipal atua com 95,48% de índice de cobertura com rede coletora de esgoto e 61.125 economias. O abastecimento de água da Sede Municipal tem a capacidade de produção de 33.834 m³/dia, com a demanda diária de 32.440 m³/dia.

Foto: Hiury Pereira

Os representantes da Sanepar explicaram para os vereadores como funciona o gerenciamento de crise – de abastecimento ou por contaminação. Em relação ao temporal da madrugada de segunda-feira (22), a equipe explicou aos parlamentares que, em casos do gênero, o plano de contingência tem início desde a notificação da previsão climática pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Para normalização dos serviços de operação da rede e da estação de tratamento, o trabalho realizado para retomar o abastecimento em imóveis afetados mobiliza toda a equipe.

Em Toledo, a Sanepar realiza repasses mensais de 2% das receitas ao Fundo Municipal de Saneamento Básico. Em 2024, R$ 2.017.868,78 foram repassados. Anualmente, a empresa realiza uma prestação de contas ao Conselho Municipal de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotos Sanitários de Toledo (Comusae).   

Durante o encontro, os gerentes explicaram os processos de tratamento de esgoto e de captação de água; apresentaram as metas do Contrato de Concessão entre o Município e a Sanepar; e expuseram os índices atuais e as obras planejadas.

Fonte: Departamento de Comunicação /Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2796 – 12/11/2025

Cotações em tempo real