Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão de Desenvolvimento Sustentável reforça canal de diálogo com a Sanepar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Visita técnica detalhou funcionamento, índices e serviços em Toledo. Foto: Hiury Pereira

Em continuidade às visitas técnicas realizadas pela cidade, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) foi a campo, na tarde de quarta-feira (24), para compreender o funcionamento da Sanepar em Toledo.

A comitiva da CDS foi composta pelo presidente Bruno Radunz (Republicanos), pelo secretário Jairo Cerbarro (DC) e pelo membro Ricardo Santos (Republicanos). Os parlamentares e seus assessores foram recebidos por Donizete Obara, gerente regional da Sanepar em Toledo, e por Márcio Luís de Souza, gerente geral da Região Sudoeste. A Gerência Regional de Toledo atua em 17 municípios, enquanto a Gerência Geral da Região Sudoeste contempla 85 cidades paranaenses. 

Os parlamentares entenderam a abrangência dos serviços da Sanepar. Autossuficiente, a Companhia de Saneamento do Paraná é uma empresa de economia mista com capital aberto, controlada pelo Governo do Estado. 344 municípios paranaenses são atendidos pelo serviço. Em Toledo, a Sede Municipal atua com 95,48% de índice de cobertura com rede coletora de esgoto e 61.125 economias. O abastecimento de água da Sede Municipal tem a capacidade de produção de 33.834 m³/dia, com a demanda diária de 32.440 m³/dia.

Foto: Hiury Pereira

Os representantes da Sanepar explicaram para os vereadores como funciona o gerenciamento de crise – de abastecimento ou por contaminação. Em relação ao temporal da madrugada de segunda-feira (22), a equipe explicou aos parlamentares que, em casos do gênero, o plano de contingência tem início desde a notificação da previsão climática pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Para normalização dos serviços de operação da rede e da estação de tratamento, o trabalho realizado para retomar o abastecimento em imóveis afetados mobiliza toda a equipe.

Em Toledo, a Sanepar realiza repasses mensais de 2% das receitas ao Fundo Municipal de Saneamento Básico. Em 2024, R$ 2.017.868,78 foram repassados. Anualmente, a empresa realiza uma prestação de contas ao Conselho Municipal de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotos Sanitários de Toledo (Comusae).   

Durante o encontro, os gerentes explicaram os processos de tratamento de esgoto e de captação de água; apresentaram as metas do Contrato de Concessão entre o Município e a Sanepar; e expuseram os índices atuais e as obras planejadas.

Fonte: Departamento de Comunicação /Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real