Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Toledo visita trabalhadores da Acatol

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Hiury Pereira/Câmara de Toledo

Vereadores colocam a Comissão à disposição para solucionar demandas recebidas

Com o objetivo principal de ouvir as demandas da classe, os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) fizeram uma visita aos trabalhadores da Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo (Acatol). O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (27), na Unidade de Valorização de Resíduos (UVR), junto ao Aterro Sanitário Municipal.

O presidente Bruno Radunz (Republicanos), o secretário Jairo Cerbarro (DC) e o membro Ricardo Santos (Republicanos) colocaram a Comissão à disposição dos trabalhadores. No início do encontro, os vereadores apresentaram ações desenvolvidas e projetos analisados pela CDS. Os parlamentares organizaram a reunião externa para entender as reivindicações. Através do processo legislativo e do contato com a Prefeitura, será possível propor soluções para os problemas relatados.

Serli Santos de Almeida, presidente da Acatol, relatou as dificuldades que os 69 associados cadastrados enfrentam no exercício do serviço. A representante considera a ponte com o Legislativo essencial para que os representantes políticos entendam quais são as dificuldades atuais. “Foi muito importante. Vindo até aqui, os vereadores podem conhecer a realidade vivida pelos trabalhadores da Associação. Eles podem ver como é fazer a separação, vendo o que é rejeito e o prejuízo que dá esse tipo de material, que não é reciclável, mas vem junto com os amarelinhos”, disse.

O uso indevido dos contêineres conhecidos como “amarelinhos” é um problema constante e desagradável na rotina de trabalho dos associados. Além de materiais não recicláveis das mais diversas origens, os associados costumam encontrar até animais mortos que a população deposita de forma irresponsável no contêiner destinado a materiais recicláveis.

Bruno Radunz, em nome da CDS, ressaltou que o lixo é um dos grandes desafios dos centros urbanos e, ao mesmo tempo, a conscientização da população precisa ser priorizada. “Nunca tinha vindo aqui – nem como cidadão, nem como vereador. Ao mesmo tempo que perplexo, fiquei encantado com o trabalho que é feito. De como é feita a seleção. Acredito que os vereadores, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores podem ajudar e muito esse trabalho. O lixo é um grande problema das grandes cidades. Toledo está aumentando, com uma população de 160 mil habitantes. Nós podemos constatar como os cidadãos não colaboram com esse pessoal que trabalha aqui com a coleta seletiva do lixo. Vem misturada muita coisa que não deveria estar no lixo reciclável, principalmente, nos contêineres amarelos (…) eles nos mostraram a dura realidade. É um trabalho altamente insalubre. Tem que dar os parabéns para esse pessoal. Me senti uma formiguinha aqui no meio (…) a partir do momento que o cidadão visitasse um aterro sanitário, começaria a mudar seus hábitos na sua casa”, afirmou o presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável.

Foto: Hiury Pereira/Câmara de Toledo

Após a conversa, os vereadores conheceram etapas do trabalho – o lixo da forma como chega à Acatol, o processo de separação adequada de cada item e o resultado final, ao passar pela prensa enfardadeira. Os associados aproveitaram para levantar outras demandas, como a necessidade de outro ponto de coleta e a questão da alimentação. 

Trabalho da Comissão de Desenvolvimento Sustentável

Pelo Regimento Interno da Câmara, “o cooperativismo e outras formas de associativismo na atividade econômica” e o “controle da poluição ambiental, proteção da vida humana e preservação dos recursos naturais” são competências da CDS, entre outras atribuições. Além do trabalho legislativo, toda quarta-feira, às 14h15, na Sala de Reuniões do Legislativo, os vereadores integrantes se colocam à disposição para atuar em conjunto com a população.

“A Comissão de Desenvolvimento Sustentável tem um trabalho essencial nos dias de hoje. Nós começamos com essa primeira visita, aqui no Aterro Sanitário. Nós também queremos ver a captação de água do município, através da Sanepar. Temos várias demandas que pretendemos não só visitar, mas também dar sequência até a Câmara, para conhecimento dos demais vereadores e da comunidade”, disse Bruno Radunz.

Para o presidente da CDS, Toledo é uma cidade que precisa pensar no desenvolvimento com qualidade de vida para os habitantes. Além dos três vereadores que participaram da visita, Chumbinho Silva (PP) e Olinda Fiorentin (PSD) compõem o órgão de deliberação de caráter especializado.

             

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2788 – 30/07/2025

Cotações em tempo real