Começou nesta segunda-feira (12) a primeira das seis pré-conferências que serão realizadas durante a semana. Todos os presentes estarão aptos a participar da XIII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social, que acontece no dia 30 de agosto no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. O tema deste ano é  “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

A primeira pré-conferência aconteceu no Circo da Alegria, anexo a Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa / América. Os trabalhos foram conduzidos pela Facilitadora da Comissão Organizadora, a Psicóloga Cínthia Brun. 

“Essa foi a abertura de um processo de seis pré-conferências que virão. Este é um momento de diálogos, de avaliação da política pública da assistência social no município e no país e de proposições do que ainda precisamos avançar”, explicou Cinthia. 

O encontro contou com a participação da sociedade civil, dos usuários do serviços, de trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e de entidades não governamentais. “As propostas apresentadas foram bem qualitativas. Todas serão analisadas e deliberadas na Conferência Municipal”, avaliou a Facilitadora. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

[bsa_pro_ad_space id=7]

Durante as pré-conferências é realizada uma apresentação de como está organizado os serviços de assistência, são apresentados os eixos temáticos de discussão e debate. Em seguida os participantes são divididos em grupos para a elaboração de propostas.

“O momento é importante, pois é aberto para a participação popular, principalmente para quem depende dos serviços de assistência. Essas pessoas é que podem apontar as falhas e o que pode ser melhorado. Nesse momento, os usuários é que vão levantar as demandas do que é preciso. Não é algo que é apresentado pra eles. Por isso as conferências se tornam os momentos mais democráticos para a participação direta da população”, apontou o Servidor Público, Dado Guerra. 

A Conferência Nacional acontece em novembro no Distrito Federal, em Brasília. Os participantes das pré-conferências, se habilitam para disputar vagas e representar o município nas conferências estadual e nacional. 

Pré-conferências:

Dia 13 de Agosto, às 14h no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer.

Dia 13 de Agosto, às 14h na Associação de Moradores do Distrito de Novo Sarandi

Dia 14 de Agosto, às 8h30 na Unidade Social São Francisco.

Dia 15 de Agosto, às 8h30 no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Jardim Coopagro.

Dia 16 de Agosto, às 8h30 no CEU das Artes. 

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=7]