Imagerm ilustrativa. Foto: Arquivo/Show Super Tosco

Já estão sendo entregues no Circo da Alegria, no Teatro Municipal de Toledo, na Casa da Cultura e na Secretaria Municipal de Educação, os ingressos para os espetáculos noturnos que serão realizados durante a XIV Mostra de Circo Social e IX Festival Nacional de Circo, em Toledo, de 3 a 8 de novembro. Os espetáculos serão realizados à noite no Teatro Municipal, no Circo da Alegria e no Circo da Magia, sempre às 20h. 

Durante o dia serão feitas as exposições dos grupos inscritos, para os quais a maioria deles estão com os ingressos esgotados. O acesso é livre e se houver grupos interessados estes deverão entrar em contato prévio com a coordenação do evento, no Circo da Alegria. Para os espetáculos noturnos, os ingressos também serão gratuitos, porém devem ser retirados antecipadamente.

No dia 3, quando será realizada a abertura oficial do evento, a programação será especial, com a presença de autoridades e duas apresentações. Os alunos dos níveis I , II e III abrem com uma apresentação circense e em seguida será realizado o show Conexão, com o grupo Tangará, de Londrina. O espetáculo mostra através da plástica e destreza dos movimentos acrobáticos circenses que todos estamos conectados e o quanto as conexões que fazemos na nossa vida são importantes para o nosso crescimento pessoal. Na coletividade somos mais fortes e podemos alcançar patamares mais altos, porque a conexão nos fortalece enquanto pessoas e sociedade.

Na sexta-feira (4), às 20h, apresenta-se o Corpo Circense Basileu França, de Goiânia, com o show Cartolagem, uma referência entre as palavras cartola e malandragem, que dão uma ideia do que será o espetáculo. Um dos integrantes tenta apresentar o grupo, que diverte o público com muitas brincadeiras, acrobacias, contorcionismo, malabarismo, equilibrismo, trapézio e lira. Nos dias 7 e 8 de novembro, às 20h, será a vez do grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, São Paulo. As apresentações serão no dia 7, no picadeiro do Circo da Alegria, no Jardim Europa, onde nasceu o projeto de circo social de Toledo, e no dia 8, no Circo da Magia, no Jardim Coopagro.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

No palco, palhaços com suas histórias e números vão achar uma outra forma de heroísmo que não a tosca. A grandiosidade do espetáculo – por isso o Super – aparece em espantosas acrobacias, habilidades, números de equilíbrio, música ao vivo, banda atrapalhada, e assim por diante, levando o público a se divertir do começo ao fim.

Na Casa da Cultura a procura foi boa no primeiro dia de distribuição dos ingressos. A maior procura foi pelos ingressos dos espetáculos que serão realizados no Teatro Municipal. A expectativa é de que os dois outros nos bairros tenham casa cheia com famílias que residem naquela região e que tem seus filhos envolvidos com o projeto.

A programação vai contar ainda com espetáculos ao livre no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Parque do Povo, no final de semana, nos dias 5 e 6, além de oficinas, debates e demais atividades ao longo da semana.

A XVI edição da Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo é uma realização do Circo da Alegria, Circo Ático, cozinha social, escola municipal Anita Garibaldi, prefeitura de Toledo, secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e setor de Comunicação. A programação integra as comemorações do aniversário de 70 anos de Toledo e 30 anos do Circo da Alegria.

Texto: Assessoria do Mostra e Festival/Eliane Torres